Luis Suárez ajuda o Grêmio a se reconectar aos torcedores e ainda gera receitas para o clube

Luis Suárez comemora gol em seu último jogo pelo Grêmio - Reprodução / Instagram (@gremio)

Mesmo depois de ter deixado o Grêmio, no fim do ano passado, o atacante uruguaio Luis Suárez continua rendendo assunto no clube. Em entrevista ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, Paulo Ludwig, diretor de comunicação do time, explicou como o atleta foi essencial para a que o Tricolor Gaúcho pudesse se reconectar aos torcedores, depois de passar 2022 na Série B do Brasileirão.

“Em 2022, foi muito difícil para trabalharmos, pois os torcedores estavam distantes do Grêmio. Então, no fim do ano, com a nova gestão, passaram a chegar novas contratações importantes, até que recebemos esse presente, que foi a vinda do Suárez. Isso proporcionou um recomeço mais extraordinário do que poderíamos imaginar. Durante sua passagem pelo clube, ele tirou de nós o melhor que podíamos alcançar. E ajudou a resgatar a autoestima da torcida”, afirmou.

Mais do que um jogador

De acordo com Ludwig, com a experiência que adquiriu no exterior, Suárez tinha plena noção de que era mais do que um jogador dentro do Grêmio.

“Ele entendia que era uma marca para o clube. E, desde o primeiro dia, sempre esteve disponível para nossa comunicação e nunca rechaçou um pedido nosso”, explicou o diretor.

O exemplo demonstrado pelo astro uruguaio acabou por contagiar os demais atletas, que passaram a colaborar cada vez mais com o departamento de comunicação do Grêmio.

“Passamos a sentir o contexto mais favorável para trabalhar. É claro que o Suárez exigia organização da nossa parte, mas isso nos fez crescer como profissionais. O legado que ele deixa é gigantesco”, afirmou Ludwig.

Desafios do pós-Suárez

Paulo Ludwig reconheceu que o cenário após a saída do uruguaio é desafiador. Mas já tem um caminho para lidar com a situação.

“Passado o furacão, nossa missão é fazer o torcedor entender que não se associou ao Suárez, mas sim ao Grêmio. E que sua paixão pelo clube precede a admiração pelo jogador”, disse.

Ludwig demonstrou confiança de que o clube seguirá bem-sucedido em sua missão de se reconectar à torcida. Como exemplo, citou números do programa de sócio-torcedor do Grêmio.

“Nossa perda, em relação ao auge atingido quando Suárez estava conosco, foi pequena. Chegamos a 118 mil sócios e, hoje, estamos em 116 mil. Essa variação talvez nem tenha relação com a saída do jogador, mas pode estar ligada a questões financeiras da virada do ano”, comentou.

Documentário sobre o ídolo

Luis Suárez continuará a gerar receitas para o Tricolor Gaúcho, mesmo após sua saída do clube. Ainda no primeiro semestre deste ano (entre fevereiro e março), estreará no streaming um documentário produzido pela Grêmio TV a respeito da passagem do uruguaio pelo time. A plataforma que exibirá o produto ainda está sendo negociada.

“Foi uma correria grande, mas o material ficou fantástico. Suárez abriu completamente sua rotina para a produção. Nem o Barcelona (onde o uruguaio jogou de 2014 a 2020, no auge de sua carreira) possui materiais como os nossos”, destacou Ludwig.

De acordo com ele, o documentário sobre Suárez contará com 25 entrevistados, incluindo o técnico Renato Gaúcho, que também ganhará um filme sobre sua carreira no ano que vem, e Óscar Tabárez, que treinou a seleção do Uruguai por 15 anos (de 2006 a 2021).

Confira abaixo a entrevista completa de Paulo Ludwig, diretor de comunicação do Grêmio, ao Maquinistas, exibida pelo canal da Máquina do Esporte no YouTube:

Sair da versão mobile