Pular para o conteúdo

Maquinistas: “Direitos de transmissão são muito mal aproveitados”, avalia co-CEO da Ola Sports

André Barros, co-CEO da Ola Sports, explorou o mercado de mídia esportiva no podcast da Máquina do Esporte

André Barros, co-CEO da Ola Sports, participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte - Reprodução / YouTube (@maquinadoesporte)

Os direitos de transmissão são um dos ativos mais disputados no futebol, já que é por meio deles que as emissoras passam a poder exibir jogos e atrair maior audiência. Para André Barros, co-CEO da Ola Sports, porém, este tipo de propriedade ainda é mal aproveitada no mercado brasileiro.

A Ola Sports, agência recém-inaugurada, adquiriu os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro 2025 e firmou uma parceria com o canal Desimpedidos para a exibição de dois jogos por rodada.

No Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, André Barros, que também é um dos fundadores do Desimpedidos, defendeu que os direitos de transmissão devem ser utilizados como um meio para produção de diversos conteúdos, com o intuito de criar conexões que superem a mera exibição dos jogos.

“É um mercado que está engatinhando. Os direitos são muito mal aproveitados, com exceção de poucos players. Tem uma cultura de pertencimento que precisa ser quebrada por um trabalho de cooperação, para aumentar o valor de mídia, pegar um inventário maior, vender campanhas maiores, e todo mundo ganhar mais dinheiro”, avaliou o executivo.

“Preciso do direito para produzir conteúdo melhor, não só para fazer uma ‘supertransmissão’. Eu quero ver o que consigo aproveitar para criar conteúdos diferentes. O Fred +10, que era um programa de listas que o Fred [Bruno] apresentava, morreu porque o Desimpedidos não tinha o direito de uso das imagens dos campeonatos. Perdi um programa por não ter o direito”, disse.

Durante a participação no Maquinistas, André Barros também explorou a fundação e o desenvolvimento do Desimpedidos, que tem quase 10 milhões de inscritos no YouTube, além de outros aspectos da mídia esportiva, como a venda, a publicidade e o papel dos influenciadores nesse meio.

O episódio do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de André Barros, co-CEO da Ola Sports, irá ao ar nesta terça-feira (13), a partir das 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: