O Desimpedidos, um dos parceiros de mídia da Liga Forte União (LFU) e da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) na Série B do Campeonato Brasileiro, está transmitindo o torneio também para o exterior, sem bloqueio geográfico. Assim, os dois jogos gratuitos do canal no YouTube também vão para os demais países.
A ideia é aproveitar a audiência da comunidade brasileira que vive no exterior ou os países de língua portuguesa para aumentar a audiência do canal. O acerto foi feito pela Ola Sports, empresa que adquiriu esses direitos de mídia e os repassou ao Desimpedidos.
“Nas negociações, aproveitamos a oportunidade para pedir que nossos jogos fossem abertos, sem bloqueio geográfico. Assim, promovemos a democratização do acesso à Série B. E os clubes liberaram”, contou André Barros, um dos CEOs da Ola Sports, em entrevista à Máquina do Esporte.
Experiências
O executivo lembra de ter feito uma experiência semelhante, com bons resultados, quando trabalhava no Canal Goat. À ocasião, a plataforma de streaming transmitiu a Copa Libertadores para Reino Unido, Irlanda e Ásia.
“Os números de Record Internacional e Globo Internacional mostram que existe uma demanda grande de conteúdos brasileiros no exterior”, destacou Barros.
Para montar a iniciativa, a Ola Sports não realizou nenhuma pesquisa prévia. No entanto, após quatro jogos exibidos e ainda com pouca divulgação da iniciativa, a audiência vinda do exterior já representa 3% do total de visualizações da plataforma.
“Até pelo ineditismo da iniciativa e pelas pessoas ainda não saberem, a tendência é de que esse número vá crescendo rodada após rodada”, analisou o executivo.
Documentário
O acordo com Libra e LFU também prevê a produção de um documentário sobre os bastidores desta edição da Série B. Nesse caso, os trabalhos ficarão a cargo das agências On The Nose, Sportent e Sherpa, empresas cujos executivos também integram a Ola Sports.
“Temos oportunidade de veicular em canais parceiros, que podem ser o Desimpedidos, a NSports ou algum outro veículo de streaming. Quando estiver pronto, vamos ver em qual plataforma faz mais sentido”, explicou Barros.
Como o contrato foi assinado com as ligas, a ideia é mostrar a experiência mais geral, sem mergulhar nos bastidores de algum clube específico.
“Vamos mostrar como o campeonato é realizado, a energia de cada estádio, curiosidades, experiências em cada lugar, como é a chegada dos times para o jogo no Amazonas, em São Paulo, no Sul do país, no Centro-Oeste. São coisas que os torcedores têm interesse”, concluiu o co-CEO.