A Ambify, empresa da Ambipar voltada para iniciativas de tokenização de carbono, se uniu ao Rally dos Sertões 2022 com a expectativa de compensar 3,4 mil toneladas de CO2 ao longo das provas. Os participantes do evento, que começará nesta sexta-feira (26), em Foz do Iguaçu (PR), atravessarão oito estados e todas as cinco regiões do Brasil até o dia 10 de setembro.
Para a estimativa das emissões de CO2 foi empregada a tecnologia Ambify, fundamentada pelo Programa Brasileiro do Protocolo GHG e auditada pela SGS, com base em informações levantadas pelos organizadores do evento. Os créditos de carbono utilizados na compensação do rali são certificados pelo Programa VCS da Verra, maior autoridade de certificação internacional de projetos de crédito de carbono do mercado voluntário.
“Chegamos para contribuir e fortalecer as ações em benefício da sociedade e do meio ambiente, fazendo do Rally dos Sertões um evento carbono zero. Esperamos que esta parceria seja a primeira de muitas, e juntos possamos conscientizar a sociedade sobre a importância do combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente”, comentou João Valente, diretor de ativos digitais da Ambipar.
Compensação de CO2
Por meio de sua plataforma, a Ambify traz a possibilidade da compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE) por meio da venda de criptoativos lastreados em créditos de carbono. Assim, quem adquire os tokens investe, mesmo que indiretamente, em projetos que retiram CO2 do ar.