A edição comemorativa de 30 anos do Rally dos Sertões, que também homenageia o Bicentenário da Independência do Brasil, será o 11º ano consecutivo em que a Honda patrocina a prova, considerada a maior off-road do país e que, em 2022, será o maior rali do mundo em trechos cronometrados. A competição terá início nesta sexta-feira (26), em Foz do Iguaçu (PR), e irá até 10 de setembro, após cruzar as cinco regiões do país, com chegada em Salinópolis (PA).
Para celebrar, a marca japonesa montou uma megaestrutura na Vila Sertões, localizada no Charrua Parque de Exposições e Eventos, em Foz do Iguaçu. Batizada de Honda Village, o espaço é formado pelas carretas da Honda de rali, enduro, motocross e da Honda Jr. Cup, com diversas atrações, como exposição de produtos e a loja oficial da marca, a Honda Store.
“Há mais de 40 anos, a Honda é a maior incentivadora do motociclismo nacional. Seja através das nossas equipes de rali, motocross, enduro, motovelocidade e pilotos apoiados ou do patrocínio aos principais eventos do segmento, a Honda está presente nas principais competições do país. No Sertões, nos sentimos em casa. Por isso, vamos aproveitar o evento da largada, em Foz do Iguaçu, com diversas ações e também apresentar novidades”, destacou Marcos Paulo Monteiro, gerente geral comercial da Moto Honda.
Em busca de mais um título
Maior vencedora na geral das motos na história do Sertões, com nove títulos conquistados com cinco pilotos diferentes (José Hélio, Jean Azevedo, Felipe Zanol, Gregório Caselani e Tunico Maciel), a equipe Honda Racing irá em busca do décimo campeonato em 2022.
Comandado pelo chefe Dário Júlio, o time possui 16 pessoas no total, incluindo competidores, mecânicos, apoios e staffs. Haverá cinco pilotos em ação. Pela classe Moto 1, Jean Azevedo, heptacampeão, sendo o maior vencedor do Sertões na geral das motos, e o argentino Martin Duplessis, que faz sua estreia no Sertões, estão confirmados.
Já na Moto 2, o atual bicampeão da categoria, Bissinho Zavatti, e Gabriel Soares “Tomate”, que faz seu primeiro Sertões, já que migrou do enduro para o rali neste ano, serão os representantes da equipe. Os quatro estarão com a motocicleta CRF 450RX.
Por fim, Tiago Wernersbach, que busca o bicampeonato da classe Brasil, exclusiva para motos nacionais, utilizará a CRF 250F.
Expedição Sertões Honda Red Rider
Em 2022, a Expedição Sertões Honda Red Rider contará com um roteiro criado especialmente para acompanhar o Sertões, com acesso à área das equipes e pilotos. Exclusivo para 22 inscritos com motos Honda CRF 1100L Africa Twin, o grupo ficará nas mesmas cidades-sede por onde o rali passa. É uma experiência de estar no rali, mas sem precisar competir.
A expedição acompanhará a prova e conhecerá os melhores pontos turísticos de cada região. O staff é composto por dois instrutores, um médico socorrista, um carro de apoio com mecânico e um veículo que levará a bagagem dos participantes e cuidará do receptivo nos hotéis.