Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Motor / Esporte & Cidadania

Stock Car realiza ações sociais e clama por paz em prova em Goiânia

Categoria lembrou guerra na Europa e ainda tragédia em Petrópolis, Dia da Mulher e Instituto Ingo Hoffmann

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 21/03/2022, às 09h43 - Atualizado às 09h45

Beto Monteiro correu com cores da paz e da bandeira ucraniana na etapa de Goiânia - Duda Bairros / Stock Car
Beto Monteiro correu com cores da paz e da bandeira ucraniana na etapa de Goiânia - Duda Bairros / Stock Car

A segunda etapa da temporada 2022 da Stock Car foi realizada neste fim de semana em Goiânia (GO). Dentro da pista, Rubens Barrichello dominou, com pole position e vitória nas duas provas disputadas. Já do lado de fora, a categoria realizou uma série de ações sociais e clamou por paz e pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Boa parte das ações aconteceram por iniciativa ou com participação das equipes. Ao menos três pilotos correram em Goiânia com apelos por paz diante do conflito armado que envolve Rússia e Ucrânia. Beto Monteiro, por exemplo, teve as cores da bandeira ucraniana (azul e amarelo) e o branco que representa a paz em seu carro, que levou também a mensagem “No War” (“Não à Guerra”, em tradução livre).

“É uma homenagem, acima de tudo, ao povo ucraniano e às pessoas inocentes que nada têm a ver com o conflito e estão sendo mortas em uma luta que não é delas”, disse o piloto.

Além dele, Bruno Baptista, também correu com pintura especial em protesto à violência, exibindo na carenagem de seu Corolla a mensagem “Stop War” (“Pare a Guerra”, em tradução livre). Já Nelsinho Piquet contou com uma pintura especial no capacete, com uma pomba branca, símbolo da paz, além da mensagem “Peace on Earth” (“Paz na Terra”, em tradução livre).

Nas ações sociais, a categoria olhou para Petrópolis (RJ), que sofreu uma das maiores tragédias de sua história nas últimas semanas. Em parceria com a Vibra, a equipe Lubrax/Podium Stock Car Team e com a Central Única das Favelas (Cufa), a Stock Car promoveu uma corrente do bem.

O público pôde fazer doações por meio de um QR Code que foi divulgado durante as transmissões das corridas no domingo (20) tanto na Band como no Sportv. Além disso, os pilotos correram com o adesivo #AJUDEPETRÓPOLIS nos carros, e o público presente no autódromo também teve a possibilidade de fazer as doações.

Carro de Felipe Massa, assim como todos os outros, exibiu mensagem #AJUDEPETRÓPOLIS
Rodrigo Guimarães / Lubrax Podium

“Como todos os brasileiros, nós ficamos muito comovidos pela tragédia que aconteceu em Petrópolis, e também em outras regiões do Brasil, neste período de chuvas no país. Por isso, foi duplamente emocionante ver o esforço e o trabalho realizado pelas equipes da Stock sediadas em Petrópolis. E quando a Vibra nos trouxe essa ideia de realizar uma ação de arrecadação, não hesitamos. Estamos muito felizes em poder colaborar”, declarou Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

No mês que marcou o Dia Internacional da Mulher, a Eurofarma RC, equipe octacampeã da Stock Car, promoveu uma ação na sexta-feira (18) em prol das mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica. Os participantes trocaram kits formados por sabonete, creme dental, escova de dentes e absorventes higiênicos por bonés da equipe, que encaminhou os produtos para a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Goiânia.

Gabriel Casagrande e Pedro Cardoso, da Stock Car, e João Bortoluzzi, Lucas Bornemann, Bruno Pierozan e Chris Bornemann, da Copa Shell HB20, que também correu em Goiânia, realizaram a compra e a entrega de 120 kg de arroz e 232 unidades de óleo de soja, que foram destinados às Casas de Acolhida 1 e 2, que atendem pessoas vulneráveis e em situação de rua em Goiânia.

A ação foi promovida em conjunto com a Stock Car, Copa Shell HB20 e com participação da Secretaria do Desenvolvimento Humano e Social e a Prefeitura Municipal de Goiânia. Aproximadamente 50 pessoas são atendidas por dia pelas instituições.

Por fim, em continuidade à campanha de apoio ao Instituto Ingo Hoffmann, que atua no amparo a crianças em tratamento do câncer e suas famílias, a Vicar realizou mais uma ação neste mês de março em conjunto com a plataforma de leilões beneficentes Play for a Cause.

O vencedor do leilão, Antônio Schroreder, teve a oportunidade de vivenciar um fim de semana inteiro de corrida ao lado de Gabriel Casagrande, atual campeão da Stock Car, com direito a acompanhar a classificação e as duas corridas de dentro dos boxes da A.Mattheis/Vogel. Toda a renda arrecadada pela ação foi revertida para o Instituto Ingo Hoffmann.