Em busca de ampliar engajamento no Brasil, NBA aumenta criação de conteúdos e lança fantasy game

Estratégia digital da NBA no Brasil passa pelo aumento da produção de conteúdos - Reprodução

A NBA quer ampliar o engajamento com o público brasileiro nesta temporada com ações focadas em garantir visibilidade à próxima temporada da liga norte-americana e também interação com os fãs de basquete. Para isso, anunciou, nesta segunda-feira (6), a ampliação da produção de conteúdos digitais, após ter lançado, na semana passada, um fantasy game da modalidade.

“Alcançamos, em 2023, 52,8 milhões de fãs, um salto de 151% em relação à medição realizada há apenas cinco anos pelo Ibope Repucom. Grande parte desses novos fãs da NBA também chegam por meio dos nossos conteúdos”, afirmou Rodrigo Vicentini, CEO da NBA no país.

Segundo a pesquisa, a base de fãs da liga no Brasil está majoritariamente na faixa etária de 18 a 38 anos (56%). Outro dado interessante é o crescimento do público feminino, que soma atualmente 4 a cada 10 fãs.

Para se ter uma ideia da importância do Brasil na estratégia de expansão global da liga, a NBA inaugurou, em abril, em Gramado (RS), seu primeiro parque temático em todo o mundo. O espaço possui mais de 4 mil metros quadrados e conta com cinco pavimentos, com restaurante temático, museu, loja oficial, quadra e espaço kids, entre outras atrações.  

Além do engajamento com o torcedor brasileiro, a NBA também busca ampliar suas parcerias comerciais no Brasil, oferecendo propriedades como placar, replay e vinheta de abertura, entre outras inserções publicitárias durante seus programas e transmissões no país.

Programação

Para atingir os brasileiros de forma mais eficaz, a liga anunciou o programa NBA na Estrada, com participação de Igão e Mítico, do Podpah, além de Sidney Dois por Cento e Caio Teixeira. No projeto, o grupo mostra os bastidores das 30 franquias do campeonato.

Além disso, Caio Teixeira também fará outros conteúdos, como reacts e desafios; o Semana W, comandado por Alana Ambrósio, cobrirá a WNBA; e o Rodada NBA mostrará os melhores lances diariamente.

Segundo a NBA, ao todo, mais de 500 horas de conteúdo estarão disponíveis nos canais digitais da liga no YouTube, X (ex-Twitter), TikTok e Instagram.

Na estratégia digital da NBA, o público poderá acompanhar, de forma gratuita durante a temporada regular, às segundas-feiras, a transmissão de partidas ao vivo no canal da NBA Brasil no YouTube.

Outro conteúdo ao vivo será o NBA CrunchTime, programa semanal com duas horas de duração que mostrará ao vivo os momentos-chave das partidas da noite durante a temporada regular.

Fantasy game

Além do conteúdo digital, a NBA lançou o NBA Fantasy, no qual os fãs poderão montar suas próprias equipes com as estrelas da liga e disputar campeonatos entre amigos. O game dá diversas opções de jogabilidade e personalização, desde o nome do time, até a escolha do capitão e dos outros nove atletas.

A cada rodada, o jogador poderá escolher cinco titulares e cinco reservas, com as pontuações sendo baseadas nas estatísticas reais dos atletas da NBA selecionados. Os números são atualizados rodada a rodada, de acordo com o que for produzido nos jogos da liga.

Os atletas escolhidos podem se valorizar ou desvalorizar a cada jogo no sistema de dinheiro virtual, dependendo do desempenho, e o técnico pode mudar seus atletas sempre que achar necessário, respeitando o teto salarial.

Para se registrar, basta acessar o site da liga e escolher seus jogadores. Todos os atletas, incluindo as principais estrelas das 30 franquias, como LeBron James e Stephen Curry, podem ser escolhidos pelo torcedor.

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