Na última sexta-feira (2), a NBA deu o pontapé inicial ao programa NBA Station, criado para inspirar e unir as comunidades locais no Brasil, reformando quadras de basquete em parques públicos de todo o país. A estreia foi no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), em um evento que contou com uma cerimônia de inauguração, uma clínica de basquete para jovens, desafios na quadra e apresentações do Cleveland Cavaliers Scream Team e da mascote do Milwaukee Bucks, Bango.
Por meio da NBA Station, a liga americana de basquete pretende colaborar com artistas locais para desenvolver designs culturalmente relevantes para as quadras reformadas, além de organizar uma variedade de eventos e programação para aspirantes a jogadores, fãs e famílias nas quadras, incluindo clínicas da Jr. NBA e da NBA Basketball School, assim como aparições de lendas da NBA e da WNBA, ativações de parceiros, apresentações de mascotes e equipes de dança da NBA, entre outras atividades.
“Estamos orgulhosos de lançar o NBA Station, que se baseará em nosso compromisso contínuo de criar mais oportunidades para os jovens jogarem basquete e, ao mesmo tempo, usar nossa plataforma para criar mudanças significativas nas comunidades de todo o país. Por meio desse programa, fãs, jogadores e famílias terão acesso a novas e belas quadras e a uma programação empolgante, onde poderão se reunir para celebrar seu amor comum pelo jogo”, afirmou Rodrigo Vicentini, CEO da NBA no Brasil.
A inauguração da quadra em um dos parques mais importantes da capital paulista foi uma parceria da NBA com a Hoopers, startup portuguesa que tem como objetivos o desenvolvimento de quadras e a conexão com comunidades. A empresa também estará presente nas próximas reformas.
“Estamos muito entusiasmados com esse momento. O mercado brasileiro é estratégico para nós. Aqui, encontramos a indústria do basquete vivendo uma fase de desenvolvimento e expansão únicos, com um crescimento da base de fãs que é um case a nível mundial. Viemos para ficar, para ajudar a construir e a melhorar a experiência da comunidade como um todo. Queremos nos conectar com pessoas, com todos os projetos já existentes e com comunidades locais para continuar a transformar o jogo e a melhorar as relações e experiências de todos aqueles que gostam deste jogo tanto como nós”, destacou André Costa, fundador e CEO da Hoopers.
No Parque Villa-Lobos, o design visual da quadra ficou por conta do artista Neto Sete Oito. Para 2023, ainda estão previstas as reformas de outras três quadras Maiores detalhes sobre os locais das próximas reformas serão divulgados em breve.
Vale lembrar ainda que a NBA também possui, no Brasil, uma colaboração com a organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar comunidades carentes Gerando Falcões, que também tem como intuito a reforma de quadras de basquete em todo o país, além de servir como sede da programação da Jr. NBA de forma contínua.