De olho nas Gerações Z e Alfa, NBA faz parceria com rede social “não tóxica”

NBA faz parceria com Zigazoo visando gerações Z e Alfa

Relativamente nova, Zigazoo já é avaliada em US$ 100 milhões - Reprodução / Twitter (@NBA)

A National Basketball Association (NBA) assinou, nesta semana, uma parceria de vários anos com a rede social Zigazoo, voltada para crianças e jovens.

O objetivo da parceria é aumentar o engajamento com a base de fãs das Gerações Z e Alfa. Enquanto a primeira abrange pessoas nascidas entre 1996 e 2010, a segunda abriga os nascidos entre 2010 e 2019. 

Na prática, a rede social passou a disponibilizar uma série de jogos e desafios de perguntas e respostas sobre a competição de basquete, incentivando o público a falar mais sobre o esporte e, assim, fortalecer o engajamento entre as audiências mais jovens.

Enquetes como “qual é o seu time favorito?” ou “quem é o seu jogador favorito?” já podem ser vistas na rede. As respostas, porém, só podem ser publicadas em formato de vídeo, uma vez que a plataforma não permite o compartilhamento de textos. 

A Zigazoo se define como uma rede social “não tóxica”, na qual os usuários são incentivados a “compartilhar suas falhas e vibrar com pessoas que compartilham seus interesses, sem comentários ofensivos ou bullying”. A rede conta com uma tecnologia de filtros que bloqueiam quaisquer tipos de conteúdos ofensivos. 

Há também a versão Zigazoo Kids, voltada para crianças. As redes estão disponíveis globalmente, porém contam somente com o inglês como idioma. 

Valiosa

Avaliada em US$ 100 milhões (cerca de R$ 500,6 milhões, na cotação atual), a rede social tem perspectivas de crescimento globais. Logo, a NBA não é só parceira, mas também investidora da rede.

Ao seu lado, nomes como o da ex-tenista Serena Williams e das organizações Animoca Brands, Dapper Labs e OneFootball também aparecem como investidores. Isso indica o interesse da indústria esportiva em investir em plataformas que possuem conexão direta com a Geração Z e com a Geração Alfa, em uma tentativa de renovar a base de fãs. 

Sair da versão mobile