NBA pretende arrecadar US$ 75 bilhões com direitos domésticos de TV a partir de 2025

LeBron James arremessa em jogo do Los Angeles Lakers - Reprodução / Instagram (@kingjames)

A NBA estaria com objetivo de arrecadar US$ 75 bilhões para seus próximos contratos de direitos de mídia nos EUA. Mas, para atingir esse objetivo, a liga precisa de licitantes interessados, dispostos a fazer o que for necessário para gastar mais do que os outros.

Embora esse processo de licitação só comece depois da atual temporada e novos acordos não se iniciem antes de 2025, a NBA acaba de concluir um processo para direitos no exterior, incluindo com dois grupos importantes de mídia.

A TNT Sports, subsidiária da Warner Bros. Discovery, acaba de assinar um contrato divulgado apenas como “plurianual” para adquirir os direitos de mídia da NBA no Reino Unido da Sky Sports, uma subsidiária da Comcast.

A Warner Bros. Discovery é um dos dois atuais parceiros de transmissão da liga nos EUA por meio do pacote da NBA da TNT, junto da Disney, que transmite jogos na ESPN e na ABC. A empresa quer manter seus direitos, mas enfrentará forte concorrência de empresas como a NBC, de propriedade da Comcast, que pode ser uma licitante importante para o próximo pacote de direitos da liga.

Outra empresa de mídia interessada pode ser a Amazon, que pode fazer uma proposta financeira vantajosa o suficiente para convencer a NBA a colocar um grande pacote de jogos no streaming.

Exterior

Embora os valores dos direitos de mídia da NBA no Reino Unido não sejam divulgados, eles certamente são insignificantes em comparação com o que o próximo acordo doméstico da liga de basquete pode gerar. A batalha envolvendo dois gigantes da mídia dos EUA mostra o que estará em jogo no próximo ano, quando a liga puder começar a negociar novos acordos.

Um movimento agressivo da Warner Bros. Discovery para obter direitos do Reino Unido poderia mostrar à NBA que a empresa está seriamente empenhada em manter o seu contrato com os EUA. Já a Comcast, se renunciar aos direitos de transmissão no exterior, poderia ficar com poucas chances de ganhar a concorrência nos EUA para a NBC.

ERRAMOS: Esse texto anteriormente afirmava, de maneira equivocada, que o objetivo da NBA de arrecadar US$ 75 bilhões seria pelo próximo contrato de direitos de transmissão no exterior, quando na verdade é pelos direitos de transmissão domésticos, ou seja, nos Estados Unidos. A nota foi corrigida.

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