A NBA inaugurou oficialmente para o público, nesta quarta-feira (19), o NBA Park, primeiro espaço temático desse tipo com a chancela da liga norte-americana de basquete no mundo. O empreendimento, que mostra a força do mercado brasileiro para a NBA, tem a Nacional Parque Basquete Brasil como gestora e investidora, e fica localizado na Avenida das Hortênsias, 4.795, em Gramado (RS).
“O Brasil é o terceiro maior mercado da NBA fora dos Estados Unidos, com mais de 45 milhões de fãs declarados, de acordo com as últimas pesquisas. Faz todo sentido esse país receber um projeto tão único e tão importante para a marca”, comentou Jonas Ortiz, CEO do NBA Park.
Enquanto muita gente poderia esperar que uma iniciativa como essa pudesse ocorrer em São Paulo ou no Rio de Janeiro, as duas megalópoles brasileiras, a cidade escolhida foi Gramado, na Serra Gaúcha, que não tem nenhuma tradição dentro do esporte. No entanto, tem muita tradição no turismo, e é nisso que a liga aposta.
De acordo com a prefeitura da cidade e também pelos números mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Gramado recebe cerca de 6,5 milhões de turistas por ano, com fluxo maior entre maio e agosto, por conta do inverno, e entre outubro e dezembro, por causa do Natal.
“Gramado é o terceiro maior destino turístico do Brasil e recebe turistas de todos os estados. Assim, a marca consegue comunicar com todos os habitantes, de todas as regiões, e propagar a sua cultura, lifestyle, produtos e todo o engajamento do fã”, explicou Ortiz.
A ideia é que o NBA Park se torne mais uma atração turística cobiçada na cidade. Ao todo, são mais de 4 mil metros quadrados de área total distribuídos em cinco andares. Com o basquete como atração principal para qualquer lado que se olhe, o espaço é interativo e tecnológico, duas características bastante apreciadas pela NBA. São cerca de 15 atrações para que os fãs se divirtam e mergulhem de cabeça no universo da liga americana.
Além disso, o projeto ainda conta com um restaurante com a marca da NBA que é único na América Latina, com tudo personalizado e em que serão oferecidos pratos exclusivos; um Museu com memorabília oficial e exposição do troféu Larry O’Brien; e uma NBA Store com mais de 400 metros quadrados, a maior do país sem contar as duas NBA Store Arena, que possuem loja e quadra, e estão localizadas em SP e no RJ.
“O NBA Park é muito importante. A gente sabe que só 1% dos fãs da NBA no Brasil terão a chance de ir presencialmente a um jogo da NBA nos Estados Unidos. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais os fãs da experiência completa do que é a NBA, e o NBA Park vai conseguir levar essa experiência para quase 300 mil pessoas por ano”, destacou Sérgio Perrella, vice-presidente de licenciamento e varejo da NBA para a América Latina.
Para quem acha que o NBA Park será uma espécie de NBA House, espaço da liga que teve início no Rio de Janeiro e que, já há alguns anos, mudou-se para São Paulo, sempre durante o NBA Finals, a decisão da temporada, o executivo fez questão de ressaltar as diferenças.
“A House é um evento temporário e muito focado na experiência do jogo ao vivo, enquanto o Park é uma ativação permanente, sem os jogos ao vivo nesse início, mas uma experiência para toda a família. São duas plataformas superimportantes para nós, que conectam muito bem com os nossos fãs, mas com propósitos um pouco diferentes”, esclareceu Perrella.
“Com relação a patrocínios, a NBA House é um local onde a gente consegue dar visibilidade aos nossos parceiros, com ativações muito fortes por parte dos parceiros. No NBA Park, por enquanto, a gente tem conversas adiantadas com alguns dos parceiros, mas isso vai ficar mais para um segundo momento”, acrescentou.
Neste início, o NBA Park funcionará para o público todos os dias, das 10h às 17h, e poderá ser utilizado para eventos corporativos. Há projetos futuros para que o espaço abra em dois turnos, inclusive pensando no período noturno, mas sem datas estipuladas. Os ingressos são vendidos a partir de R$ 79,50.
“Trazer o universo da NBA de uma forma física, com inúmeras atrações, com inúmeras atividades que possam exemplificar o que existe hoje lá fora, nos Estados Unidos, para próximo do público brasileiro, vai trazer o pai e a criança para interagirem juntos, coisa que, aqui no Brasil, é difícil ter essa oportunidade. São muitas atrações que vão criar experiências únicas para o público que já acompanha e também para o novo fã”, finalizou Jonas Ortiz.
* O jornalista viajou a convite do NBA Park