New York Knicks, da NBA, promoverá cidade de Abu Dhabi em acordo de patrocínio máster

Capital dos Emirados Árabes Unidos terá visibilidade na regata do New York Knicks na temporada 2024/2025 - Reprodução / nba.com

O New York Knicks, uma das mais tradicionais e valorizadas franquias da NBA, terá um novo patrocínio máster para a temporada 2024/2025 da liga, que terá início na próxima terça-feira (22). A equipe estampará nas regatas de jogo e em todo o restante do material de vestuário o logotipo do Experience Abu Dhabi, iniciativa que reúne as principais atrações culturais, gastronômicas e turísticas da capital dos Emirados Árabes Unidos.

O acordo faz parte de um contrato mais amplo assinado entre a Madison Square Garden Sports (MSGS), gestora dos Knicks, e o Departamento de Cultura e Turismo (DCT) de Abu Dhabi.

“Nossa parceria com o New York Knicks e a família de empresas MSG [que, além da MSGS, também engloba a Madison Square Garden Entertainment (MSGE)] e está alinhada com a nossa missão de aumentar a visibilidade global de Abu Dhabi como parte da nossa ‘Estratégia de Turismo 2030’. Também serve como uma inspiração para nossos jovens, conectando-os ao mundo do esporte profissional e incentivando-os a perseguir seus sonhos com paixão e dedicação”, destacou Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do DCT de Abu Dhabi.

O Experience Abu Dhabi substituirá na camisa dos Knicks a Sphere, arena localizada em Las Vegas que foi inaugurada há pouco mais de um ano e que ocupava a propriedade na regata da franquia. O curioso é que o acordo vem a público apenas poucos dias após o anúncio de que Abu Dhabi será a “casa” de uma segunda unidade da Sphere, que será financiada justamente pelo DCT e se tornará uma das principais atrações para quem viajar para a cidade.

O órgão dos Emirados Árabes Unidos pagará uma taxa para a Sphere Entertainment, dona dos direitos comerciais da arena, para utilizar toda a sua propriedade intelectual, como designs proprietários e tecnologias, entre outros.

“Essa é uma parceria de marketing significativa e multifacetada tanto para a família de empresas MSG quanto para o DCT de Abu Dhabi. Esses ativos de esportes e entretenimento de primeira linha em Nova York e Las Vegas são marcas reconhecidas globalmente, e estamos ansiosos para trabalhar com o DCT de Abu Dhabi à medida que continuamos a desenvolver esse relacionamento para alcançar públicos tanto nacional quanto internacionalmente”, disse Jamaal Lesane, diretor de operações da MSGS.

Valores

O valores oficiais do negócio não foram divulgados. No entanto, a imprensa norte-americana especula que seja um dos maiores da NBA, uma vez que os Knicks, apesar de terem apenas dois títulos e não serem campeões desde a temporada 1972/1973, são uma das franquias mais valiosas da liga, com a revista Forbes e o site Sportico tendo avaliado a equipe em US$ 6,6 bilhões e US$ 7,43 bilhões, respectivamente.

Atualmente, o time que conta com o patrocínio máster mais vantajoso financeiramente é o Golden State Warriors, que supostamente recebe US$ 45 milhões anuais da Rakuten. Segundo os principais veículos de imprensa dos EUA, o New York Knicks ficará bem perto ou até à frente dos Warriors com o novo contrato com o DCT, que teve a duração revelada apenas como “plurianual”.

Vale lembrar que a entrada da capital emiradense não é novidade dentro na NBA. A cidade já conta com parcerias com a própria liga e também com a USA Basketball, órgão que comanda o basquete nos Estados Unidos.

Sair da versão mobile