O New York Knicks, uma das mais tradicionais e valorizadas franquias da NBA, terá um novo patrocínio máster para a temporada 2024/2025 da liga, que terá início na próxima terça-feira (22). A equipe estampará nas regatas de jogo e em todo o restante do material de vestuário o logotipo do Experience Abu Dhabi, iniciativa que reúne as principais atrações culturais, gastronômicas e turísticas da capital dos Emirados Árabes Unidos.
O acordo faz parte de um contrato mais amplo assinado entre a Madison Square Garden Sports (MSGS), gestora dos Knicks, e o Departamento de Cultura e Turismo (DCT) de Abu Dhabi.
“Nossa parceria com o New York Knicks e a família de empresas MSG [que, além da MSGS, também engloba a Madison Square Garden Entertainment (MSGE)] e está alinhada com a nossa missão de aumentar a visibilidade global de Abu Dhabi como parte da nossa ‘Estratégia de Turismo 2030’. Também serve como uma inspiração para nossos jovens, conectando-os ao mundo do esporte profissional e incentivando-os a perseguir seus sonhos com paixão e dedicação”, destacou Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do DCT de Abu Dhabi.
O Experience Abu Dhabi substituirá na camisa dos Knicks a Sphere, arena localizada em Las Vegas que foi inaugurada há pouco mais de um ano e que ocupava a propriedade na regata da franquia. O curioso é que o acordo vem a público apenas poucos dias após o anúncio de que Abu Dhabi será a “casa” de uma segunda unidade da Sphere, que será financiada justamente pelo DCT e se tornará uma das principais atrações para quem viajar para a cidade.
O órgão dos Emirados Árabes Unidos pagará uma taxa para a Sphere Entertainment, dona dos direitos comerciais da arena, para utilizar toda a sua propriedade intelectual, como designs proprietários e tecnologias, entre outros.
“Essa é uma parceria de marketing significativa e multifacetada tanto para a família de empresas MSG quanto para o DCT de Abu Dhabi. Esses ativos de esportes e entretenimento de primeira linha em Nova York e Las Vegas são marcas reconhecidas globalmente, e estamos ansiosos para trabalhar com o DCT de Abu Dhabi à medida que continuamos a desenvolver esse relacionamento para alcançar públicos tanto nacional quanto internacionalmente”, disse Jamaal Lesane, diretor de operações da MSGS.
Valores
O valores oficiais do negócio não foram divulgados. No entanto, a imprensa norte-americana especula que seja um dos maiores da NBA, uma vez que os Knicks, apesar de terem apenas dois títulos e não serem campeões desde a temporada 1972/1973, são uma das franquias mais valiosas da liga, com a revista Forbes e o site Sportico tendo avaliado a equipe em US$ 6,6 bilhões e US$ 7,43 bilhões, respectivamente.
Atualmente, o time que conta com o patrocínio máster mais vantajoso financeiramente é o Golden State Warriors, que supostamente recebe US$ 45 milhões anuais da Rakuten. Segundo os principais veículos de imprensa dos EUA, o New York Knicks ficará bem perto ou até à frente dos Warriors com o novo contrato com o DCT, que teve a duração revelada apenas como “plurianual”.
Vale lembrar que a entrada da capital emiradense não é novidade dentro na NBA. A cidade já conta com parcerias com a própria liga e também com a USA Basketball, órgão que comanda o basquete nos Estados Unidos.