Estudo: Times da NBA faturam US$ 1,4 bilhão com patrocínio na temporada 2022/2023

LeBron James, do Los Angeles Lakers, em ação durante partida contra o Denver Nuggets - Reprodução / Instagram (@lakers)

Com um crescimento de mais de US$ 100 milhões em relação à temporada passada, a receita com patrocínio dos times da NBA atingiu o patamar de US$ 1,4 bilhão em 2022/2023. A liga e as equipes assinaram 2.430 parcerias no período, o que representa um aumento de 3,5% quando comparado ao número de acordos fechados na edição de 2021/2022 da competição.

O estudo NBA Marketing Partnerships Report, elaborado pela SponsorUnited, plataforma de dados sobre as indústrias do esporte e do entretenimento, também mostrou que os segmentos que mais cresceram como patrocinadores para esta temporada da liga norte-americana de basquete foram: varejo (+46%), com US$ 59 milhões investidos; apostas (+21%), com US$ 71 milhões; e telecomunicações (+18%), que aportou US$ 67 milhões na competição.

“Sejam parceiros bem estabelecidos ou categorias emergentes, como apostas e tecnologia, a NBA e seus jogadores se mantêm incomparáveis, pois as marcas reconhecem o valor que esse esporte e sua base de fãs apaixonados oferecem às suas estratégias de marketing”, comentou Bob Lynch, fundador e CEO da SponsorUnited.

Por outro lado, os setores que reduziram investimentos na edição de 2022/2023 da NBA foram: automotivo (-8%), com US$ 67 milhões gastos em patrocínios; e tecnologia (-1%), segunda área que mais aportou na liga, com US$ 96 milhões investidos. Vale destacar que empresas do ramo financeiro (+9%) ficaram em primeiro lugar no ranking dos segmentos que mais colocaram dinheiro na competição nesta temporada, com US$ 289 milhões gastos.

Redes Sociais

Segundo o relatório, os times que avançaram para os playoffs, fase de mata-mata da NBA, viram as suas redes sociais, principalmente o Instagram, crescerem 33% a mais em relação ao número de seguidores do que os perfis das equipes que não se classificaram para essa etapa, o que mostra que o desempenho esportivo influencia tanto na intensidade de engajamento do público quanto no bolso das organizações.

Além disso, os jogadores da NBA mostraram ser uma boa alternativa para as marcas, já que, segundo o estudo da SponsorUnited, eles geram, em média, 95 mil de engajamento total por acordo, ou seja, mais de 2,5 vezes aquilo que, no geral, atletas profissionais de outras modalidades fornecem.

Entre os destaques no universo digital estão LeBron James, atleta mais seguido da NBA nas redes sociais, Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo, que, juntos, geram mais engajamentos do que todos os outros atletas da competição somados.

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