Pular para o conteúdo

TikTok fecha acordo com Washington Capitals, da NHL, e “desafia” possível proibição nos EUA

Plataforma chinesa de vídeos curtos terá visibilidade na camisa da franquia em jogos fora de casa

TikTok estreará em uma camisa de uma equipe da NHL com o Washington Capitals - Reprodução / Instagram (@capitals)

O TikTok fechou um acordo de patrocínio e estampará a camisa do Washington Capitals nos jogos que a equipe disputar fora de casa nas próximas três temporadas da NHL. O contrato ainda dá direito à plataforma chinesa de vídeos curtos de ter visibilidade na arena dos Capitals e também nas comemorações de 50 anos da franquia, que estão sendo comemorados em 2024.

O acordo foi assinado com a Monumental Sports & Entertainment (MSE), proprietária do Washington Capitals, e também dá ao TikTok o status de parceiro apresentador dos jogos da equipe longe dos seus domínios.

Em relação ao conteúdo na rede social, o contrato garante “elementos de programação exclusivos” às outras franquias que fazem parte do portfólio da MSE. A lista conta com Washington Wizards (NBA), Washington Mystics (WNBA), Capital City Go-Go (NBA G-League) e Wizards District Gaming (NBA 2K).

“Como uma empresa esportiva com uma base de fãs grande e diversificada, estamos entusiasmados em usar o TikTok para conectar, entreter e interagir de forma única com os fãs de todas as nossas equipes Monumental Sports, começando com a celebração do 50º aniversário dos Capitals neste outono”, afirmou Jim Van Stone, presidente de operações comerciais e diretor comercial da MSE.

“O TikTok permite que nossos fãs compartilhem sua paixão pelos Caps e por todos os nossos times de maneiras únicas, e estamos entusiasmados com a oportunidade que a parceria oferece para continuar a desenvolver o jogo, mostrar as personalidades dos nossos jogadores e se envolver de forma inovadora com a comunidade do TikTok por meio da criação de conteúdo”, acrescentou.

Vale destacar que, nos jogos em casa, o patrocinador de camisa dos Capitals seguirá sendo a empresa de cassinos Caesars Entertainment, parceira da franquia desde setembro de 2021.

“Desafio” a uma possível proibição nos EUA

O acordo do TikTok com a MSE até o fim da temporada 2026/2027 demonstra que a plataforma chinesa quer permanecer nos Estados Unidos. A empresa tem como objetivo conquistar o governo norte-americano, acalmando as autoridades em relação às preocupações com a segurança nacional demonstradas diante da atuação da rede social no país.

No início deste ano, a Câmara dos Representantes dos EUA apoiou um projeto de lei que proibiria o TikTok em território norte-americano, a menos que a ByteDance, empresa-mãe da plataforma, renunciasse ao controle acionário do negócio até 19 de janeiro de 2025.

Nos EUA, o TikTok possui acordos de conteúdo com NHL, NBA, NFL e MLB, as quatro principais ligas esportivas do país. Ou seja, uma possível proibição faria com que a plataforma perdesse toda a força que tem naquele que é considerado o maior mercado esportivo do mundo.