Parceira do Flamengo, a Brahma, cervejaria da AB-Inbev, já colocou mais de R$ 2 milhões no clube. No entanto, nada desse total chegou aos cofres rubro-negros. Com um novo modelo em suas associações ao esporte, a marca decidiu investir diretamente na estrutura das equipes que ela patrocina, sem que a verba passe pelas mãos da diretoria.
No caso do Flamengo, a Brahma foi uma das responsáveis pela reforma do centro de treinamentos do Ninho do Urubu. A empresa também fez investimentos na estrutura de Botafogo, Fluminense e Vasco.
O projeto já definiu que Minas Gerais será o primeiro foco de expansão. Depois, a ideia da Brahma é começar a trabalhar com clubes do Nordeste. A marca tem parceria com 26 equipes em “mbito nacional.
“O que estamos fazendo aqui é uma mudança de paradigma. Temos parcerias de verdade, e investimos cada vez menos dinheiro direto. Estamos colocando nos clubes, na estrutura do futebol, como forma de ajudar a desenvolver o esporte no Brasil”, disse Marcel Marcondes, diretor de negócios do esporte da Ambev.
Os investimentos em estrutura têm outro aspecto que a Brahma valoriza: como a empresa participa diretamente de projetos dos clubes, estabelece relações mais longevas com essas instituições.
“Quando começamos a olhar para o mercado do futebol, ficamos assustados com o curto prazo das relações. Nós não queremos isso. Nossa ideia é um projeto que tenha longa duração”, completou Marcondes.
Leia mais:
Brahma venderá cerveja em estádios da Copa-2014
Brahma transforma Rio de Janeiro em modelo no futebol