COI amplia combate contra pirataria de produtos oficiais de Paris 2024

Mascote Phryge, um dos itens mais pirateados nas Olimpíadas - Christophe Moratal/COI

Mascote Phryge, um dos itens mais pirateados nas Olimpíadas - Christophe Moratal/COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador de Paris 2024, com apoio das autoridades policiais aumentaram o cerco contra a pirataria de produtos oficiais das Olimpíadas.

“Nosso objetivo é apoiar os consumidores para garantir que eles estejam protegidos e tenham a garantia de que estão acessando produtos oficiais de alta qualidade”, afirma Anne-Sophie Voumard, diretora executiva de serviços de televisão e marketing do COI.

Entre os itens falsificados mais comuns estão peças de vestuário e bonequinhos do Phryge, a mascote dos Jogos. Entre as medidas tomadas pelo COI está o uso de tecnologia de autenticação e rastreabilidade, que permite ao comprador verificar a autenticidade da mercadoria olímpica e paralímpica.

Financiamento

Segundo o COI, a maior parte dos recursos arrecadados com as vendas de produtos oficiais é destinada ao apoio de atletas espalhados pelo mundo.

“É importante ressaltar que, através do nosso modelo de financiamento solidário, a receita gerada pela venda de produtos oficiais licenciados apoia os esforços em devolver 90% da receita aos atletas e ao desenvolvimento esportivo em todo o mundo”, resalta Voumard.

“Isso equivale a US$ 4,2 milhões por dia. Essa contribuição é particularmente importante em regiões que dependem exclusivamente do financiamento solidário do COI”, acrescenta.

Repressão

O COI mantém colaboração com agências internacionais que combate a falsificação de produtos. O esforço é para detectar os produtos falsos e impedi-los de chegar ao mercado.

Em 2023, a entidade estreitou parceria com a Organização Mundial das Alfândegas e aderiu ao memorando de entendimento da Comissão Europeia sobre a Venda de Produtos Falsificados na Inrternet. Com isso, aumentou a repressão sobre a venda on-line de falsificações.

Como preparação para as Olimpíadas de Paris, houve o treinamento de mais de 20 mil agentes para esse combate.

Programas

As receitas geradas pela venda de produtos oficiais ajudam no financiamento para os vários programas do COI de apoio aos atletas e para o desenvolvimento do esporte. Isso inclui bolsas do programa Solidariedade Olímpica, que ajudam esportistas a treinar e competir em alto nível

Outros programas são o Olimpismo365 e Atleta365, que fornecem oportunidades de desenvolvimento para atletas do mundo todo.

Sair da versão mobile