Parque Olímpico Time Brasil movimenta mais de 150 mil pessoas durante Paris 2024

Festival Olímpico Parque Time Brasil movimentou mais de 150 mil pessoas - Leo Barrilari / COB

O Festival Olímpico Parque Time Brasil encerrou suas atividades com o fim dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no último dia 11 de agosto. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento movimentou mais de 150 mil pessoas de forma direta no período em que esteve ativo no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP).

A fan fest, organizada em parceria com o DC Set Group e produzida com a Deponto Agência, contou com diversas atrações para os visitantes, que incluíram shows, clínicas esportivas, festival gastronômico, interações com atletas brasileiros e transmissões das disputas olímpicas entre os dias 20 de julho e 11 de agosto. Neste período, mais de 1,2 milhão de pessoas visitaram o Parque Villa-Lobos.

“O projeto Parque Time Brasil teve o mérito de ir ao encontro do que temos proposto: aproximar o Movimento Olímpico do fã e da sociedade. Felizmente, o retorno do público foi excelente e comprovou o bom trabalho feito entre o COB e seus parceiros, e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB. 

“Há quase um ano, embarcamos na visão do Comitê Olímpico do Brasil de criar uma experiência para o maior evento esportivo do mundo. Com os parceiros certos, cumprimos a missão de realizar um evento que entra no mapa dos Jogos Olímpicos e cumpre a missão de ampliar a relação do brasileiro com mais esportes”, acrescentou Rodrigo Mathias, CEO do DC Set Group.

O festival gerou 14 mil empregos (diretos e indiretos) e foi responsável pelo plantio de 20 árvores no entorno do Parque Villa-Lobos. Mais de 3.400 estudantes de 12 ONGs e escolas dos ensinos fundamental e médio (privadas e públicas) visitaram o evento.

Clínicas

As clínicas esportivas gratuitas de basquete e atletismo aconteceram em quase todos os dias do festival e contaram com mais de 14 mil inscrições, com a participação de crianças, adolescentes e adultos.

A programação também incluiu uma corrida de rua beneficente, promovida pela cantora Zélia Duncan como parte das comemorações dos seus 60 anos. O evento reuniu 2.200 pessoas.

Shows

Na parte musical, o Parque Time Brasil ofereceu nove shows, que reuniram 13 artistas conhecidos da música brasileira. Foram 14 horas de música ao vivo.

Vitor Kley, Toni Garrido, Diogo Nogueira, BaianaSystem, Monobloco, Zélia Duncan, Fernanda Abreu, Liniker, Seu Jorge, Mart’nália, Leci Brandão, Jota Quest e Alexandre Pires se apresentaram no festival.

“Uma honra tocar numa festa como foi o Parque Time Brasil. Um público feliz e vibrante que cantou e dançou o show inteiro. Agradecemos a todos por esse convite e em especial aos atletas brasileiros que fizeram bonito em Paris e mostraram o poder de mobilização do esporte olímpico no nosso país”, exaltou Alexandre Pires, que encerrou a programação musical do evento. 

Festival gastronômico 

O espaço também contou com um festival gastronômico com culinária multicultural, comandado por chefs da capital paulista, representando diversos países e regiões presentes nos Jogos Olímpicos.

Ao todo, 20 marcas participaram: Jerky’s (Caribe), Da Mooca Pizza Shop (Itália), Gelato Boutique (Itália), B.Lem Padaria Portuguesa (Portugal), La Guapa (Argentina), Los Dos Taqueria (México), Mica Restaurante (Ásia), Tentaciones da Venezuela (Venezuela), Petí (França), Petros Greek Taverna (Grécia), Pitico (Arábia), Tasca da Esquina (Portugal), Bullguer (EUA), Holy Crepe (França), Koji Pastéis (Japão), Luce Gastronomia (Itália), Make Homus, Not War (Oriente Médio), Nathan’s (EUA), PopCorn (Peru) e Miss Saigon (Vietnã).

Patrocínios e ativações

O COB contou com 11 marcas patrocinadoras para executar o Parque Time Brasil. Loterias Caixa, Corona, Powerade, Smart Fit, Havaianas, Vivo, Medley, Coca-Cola, Monster, Matte Leão e Carrefour foram parceiras da entidade.

“Ser parceira do COB neste projeto é um motivo de celebração. Oferecemos uma experiência esportiva, cultural e social para os torcedores, ampliando a vivência dos Jogos Olímpicos aqui no Brasil”, comentou Kleber Coelho Paz, superintendente nacional de loterias de prognósticos das Loterias Caixa, patrocinadora diamante do festival.

O evento teve também seis parceiros de mídia: Globo, Sportv, Transamérica, Eletromidia, UOL e Meta.

Transmissões

As 12 horas diárias de atrações incluíram a transmissão ao vivo de um total de 570 horas de conteúdos olímpicos em sete painéis de led de alta resolução. As principais competições em que os atletas do Time Brasil estiveram em ação, além de outros momentos desta edição, como as Cerimônias de Abertura e Encerramento, foram exibidos.

Visitas de atletas

O festival recebeu cerca de 60 atletas, ex-atletas e ídolos do esporte, que compartilharam suas histórias em 22 horas de conteúdo olímpico.

Fofão, Maurício Lima e Márcia Fu (vôlei); Ricardo Prado, Thiago Pereira e Fernando Scherer (natação); Fabiana Murer (atletismo); Douglas Vieira e Henrique Guimarães (judô); Alexandre Welter e Lars Bjorkstrom (vela); Maicon Siqueira (taekwondo); e Victor Mirshawka e Marta Sobral (basquete), entre outros, passaram pelo Parque Time Brasil.

A última semana do evento teve a presença dos atletas do Time Brasil que vieram de Paris. Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, que foram bronze na ginástica artística por equipes, e os judocas Willian Lima (prata na categoria até 66kg e bronze por equipes mistas) e Larissa Pimenta (bronze na categoria até 52kg e bronze por equipes mistas) estiveram no Parque Villa-Lobos.

Sair da versão mobile