Acon amplia investimento na New Era, e NFL, MLB e NBA se tornam acionistas da marca

A Acon Investments, empresa de investimentos em private equity com sede em Washington (EUA), anunciou o fechamento do Acon Strategic Partners II, L.P., fundo de ativo único de aproximadamente US$ 700 milhões (R$ 3,65 bilhões).

O valor será destinado a aumentar a participação da empresa no capital da New Era, marca de esporte, moda e lifestyle, líder global em bonés, com 102 anos de história.

“A New Era representa uma oportunidade única e exclusiva, na qual a Acon atuou como primeiro investidor institucional. É uma honra sermos parceiros de confiança, e temos grande respeito por sua longa e rica história e pelo que Chris Koch e sua equipe de gestão construíram”, comentou Ken Brotman, sócio-fundador da Acon Investments.

“Esse foi um dos nossos investimentos de melhor desempenho na carteira, e estamos empolgados para ampliar o crescimento e a expansão ao redor do mundo”, completou o executivo, fazendo referência à primeira rodada de investimento realizada na marca, em janeiro de 2021.

Como parte da transação, as três maiores ligas americanas (NFL, MLB e NBA), para as quais a New Era produz os bonés oficiais, também se tornam acionistas. Chris Koch, acionista majoritário e CEO da quarta geração da família fundadora, seguirá no comando da companhia.

Estratégia multicanal

O negócio contribuirá para que a New Era continue implementando uma estratégia multicanal de crescimento, a qual inclui expandir a presença de lojas próprias. Atualmente, a marca conta com mais de 800 unidades na Ásia e América Latina (em especial México e Brasil), além do investimento no crescimento de vestuário e venda direta ao consumidor (DTC).

“Estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento com a Acon e aproveitar sua vasta experiência em lifestyle e produtos de consumo. Seu histórico comprovado em apoiar empresas por meio de crescimento e expansão faz da Acon a parceira perfeita para o nosso negócio”, afirmou Chris Koch.

“Esse novo capital injetado facilitará a aceleração de nossas iniciativas agressivas de crescimento, além de propiciar potenciais aquisições na América do Norte e em nível mundial, que podem se somar à nossa já potente plataforma global”, completou.

História

A New Era foi fundada por Ehrhardt Koch (avô de Chris) em 1920, em Buffalo, no estado de Nova York. A marca se estabeleceu como líder mundial na indústria de bonés ao fabricar 7,6 bilhões deles até hoje e registrar crescimento orgânico recorde na receita por vários anos consecutivos.

Atualmente, incluindo vestuário e acessórios, a New Era comercializa e distribui mais de 200 milhões de itens anualmente. Parte significativa dessa receita de sucesso é impulsionada justamente pela parceria com as ligas americanas. Além dessas parcerias, ainda detém mais de 170 outros negócios de licenciamento espalhados entre os 120 países onde atua.

No Brasil

Um exemplo dessa potência é a subsidiária da New Era no Brasil, que vê a estratégia de licenciamento ser responsável por 80% das vendas da marca no país.

“Todo investimento global traz benefícios para o Brasil. Com esse não será diferente, uma vez que somos um país-chave para os negócios, com espaço para crescer e com um forte plano de expansão no mercado local já em andamento”, ressaltou Artur Regen, country manager da New Era Brasil.

O fundo, administrado pela Acon, terá o apoio de investidores novos e já existentes. O novo grupo é liderado por Apollo, GCM Grosvenor, Hamilton Lane e Neuberger Berman, em nome dos respectivos fundos que administram. Acon Investments e Acon Equity Partners IV mantiveram participações significativas na empresa.

Mercado nacional

A New Era chegou ao Brasil em 2008, por meio de um distribuidor. Em 2010, começou a operar com uma subsidiária própria no país. Dessa forma, já são 13 anos de atuação em território nacional que tornaram o Brasil um país estratégico para a matriz.

Hoje, o Brasil está no Top 5 entre os países em termos de receita, respondendo ainda por 50% do potencial de mercado da América Latina, com grandes oportunidades de atração de novos clientes, além de ser reconhecido como gerador de tendências na moda mundial.

Para se ter uma ideia, depois da China e da Coreia do Sul, o maior número de lojas da marca está localizado em território nacional, com mais de 100 unidades físicas. E, embora os EUA sejam líderes em resultado, o Brasil é o país mais avançado no mundo em vendas na categoria vestuário.

Nesse sentido, 2021 foi marcado como o melhor ano da história da marca no país. Inicialmente, a perspectiva era crescer 20% em comparação com 2020. Porém, a New Era Brasil fechou o ano com 30 pontos percentuais a mais, crescendo 50%.

Em 2022, superando todas as expectativas, a marca fechou os sete meses acumulados até julho já ultrapassando em muito o resultado de 2021, ou seja, fechará 2022 com, no mínimo, 35% de crescimento e um novo recorde no Brasil.

Estratégia comercial

O resultado é fruto de uma consistente estratégia de canal dividida em diferentes frentes: franquias, outlets, loja própria, atacado e e-commerce (B2B e B2C). O canal atacado representa, atualmente, metade do negócio da New Era no país, com quase 2 mil lojas multimarcas como clientes.

O e-commerce já possui uma parcela significativa do faturamento, representando hoje 10% do business e 24% das vendas DTC, enquanto o varejo cresce a passos largos. No último mês, a New Era Brasil atingiu 105 franquias abertas no país, com expectativa de abrir mais 20 até o fim do ano, somando ainda uma loja full price própria e 10 lojas em outlets, distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal.

No Brasil, além dos produtos licenciados da NFL, MLB e NBA, destacam-se ainda bonés e gorros dos principais clubes de futebol da Série A do Campeonato Brasileiro e das séries da Netflix que são fenômenos de audiência, como La Casa de Papel e Stranger Things, além de colaborações como a que celebrou seu centenário, em parceria com a Havaianas.

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