Americanas lança loja virtual em servidor do metaverso baseado em gameplay de GTA 

A expansão do conceito de metaverso desperta, cada vez mais, o interesse das grandes empresas. A Americanas será a primeira marca a ganhar uma loja em um dos servidores do MetaEXP, baseado na gameplay de Grand Theft Auto V (GTA).

A partir de agora, as mais de 2 mil pessoas ativas no servidor CryptoSoulRP, que reproduz a cidade do Rio de Janeiro, poderão visitar a loja on-line da Americanas no mapa para interagir e realizar compras (com dinheiro virtual) de itens como alimentos e bebidas para seus avatares, e também produtos eletrônicos. A unidade será base para o cumprimento de diversas tarefas do game e para atender às necessidades dos personagens.   

“Se queremos proporcionar ‘tudo, a toda hora, em qualquer lugar’, isso também inclui oferecer produtos e serviços que somam o que o mundo tem de melhor para melhorar a vida das pessoas dentro dos universos virtuais”, explicou Alexandre Messina, gerente de inovação da Inovação e Futuro (IF), motor de inovação da Americanas S.A. que conecta startups, universidades e empresas. 

“Viver e ganhar”

O MetaEXP é um lançamento da EnablersDAO, organização que se dedica à criação e aceleração de negócios na Web3. Baseado no modelo live-and-earn (viver e ganhar), ele permite aos jogadores exercerem profissões e cumprirem tarefas em troca de $CRPLAY, a moeda do metaverso utilizada para compra de ativos, como imóveis, empresas e automóveis, dentro do jogo, em NFTs (tokens não fungíveis) registrados em blockchains.   

“As pessoas estão vivenciando isso de verdade. Existe uma economia circular real, com demandas reais e geração de valor tangível. Estamos falando de uma das maiores disrupções do varejo no Brasil, o metacommerce, isso é omnichannel, não existe mais separação”, afirmou José Camargo, diretor de operações da Enablers | MetaEXP. 

Mundo virtual, produtos reais

Mas as possibilidades trazidas pelo metaverso não ficam restritas ao universo virtual. Os usuários podem até mesmo vender produtos e realizar eventos com conexão ao mundo real, no conceito M2O (metaverse-to-offline). A Americanas revelou que adotará esse modelo futuramente. A ideia consiste em integrar os serviços do mundo físico ao metaverso do MetaEXP, para que as pessoas possam comprar produtos no mundo virtual 3D e receber versões reais em suas casas no mundo físico. A iniciativa funcionaria como um novo canal de vendas.  

“Esse é o primeiro passo nesse novo mundo de interface 3D, em que teremos uma loja suprindo essas necessidades das pessoas. Estamos testando e aprendendo com esse universo e nada nos impede de termos, no futuro, outras lojas em diversos outros metaversos, como Roblox, Decentraland, Sandbox, entre outros”, finalizou Alexandre Messina.  

Sair da versão mobile