Após polêmica com Redskins, time da NFL passará a ser Washington Commanders

O Washington Redskins, que virou Washington Football Team nas duas últimas temporadas, finalmente ganhou um novo nome. A partir desta quarta-feira (2), a franquia passará a ser chamada de Washington Commanders e, assim, tenta colocar de vez um ponto-final na polêmica que surgiu há algumas décadas em cima do nome original da equipe, criado em 1932.

 

Em meados de 2020, a polêmica que já existia há algumas décadas ganhou ainda mais força com a deflagração de uma série de protestos antirracistas por todo os Estados Unidos em razão da morte do ex-segurança negro George Floyd nas mãos de policiais brancos. Isso porque o termo “redskins“, que em português significa “peles vermelhas“, sempre foi usado como referência aos nativos americanos e considerado uma forma de racismo e discriminação pela cor da pele por líderes de tribos locais.

Ex-Redskins, franquia de Washington passará a ser Commanders. Reprodução / Twitter (@Commanders)

A questão começou a se tornar mais séria quando o lado financeiro entrou em jogo. À época, FedEx, Pepsico e Nike, três dos principais patrocinadores do então Washington Redskins, passaram a sofrer pressão para que rompessem os laços com a franquia caso o nome não fosse modificado.

Até a prefeita de Washington DC, Muriel Bowser, chegou a afirmar que a mudança de nome “já tinha passado da hora“, pois “uma equipe com tantos fãs não deve ter um nome que ofenda tantas pessoas“.

Menos de duas semanas depois, com a possibilidade de perder os principais patrocinadores, o time decidiu alterar o nome e o logotipo do time a partir da temporada 2020/2021. Como o processo para um novo nome e um novo logotipo é demorado, o time ficou conhecido como Washington Football Team nas duas últimas temporadas.

Agora, finalmente, o novo nome foi definido. Para 2022/2023, a equipe passará a ser conhecida como Washington Commanders. Quanto ao logotipo, permanecerá com um “W” estilizado, apenas um pouco modificado em relação ao que já vinha sendo usado pelo Football Team. Por fim, com relação às cores, a tradição será mantida, com os tradicionais bordô, dourado e branco que remontam ao início da equipe há 90 anos.

Sair da versão mobile