Após sete anos de ausência, Tour do Rio de Ciclismo será retomado em 2023

Após sete anos de ausência no calendário esportivo nacional, o Tour do Rio, uma das mais tradicionais provas de ciclismo do mundo e principal competição latino-americana chancelada pela Union Cycliste Internationale, estará de volta em 2023. O trajeto sairá da capital fluminense e percorrerá o estado por 980km.

Para conseguir classificação antecipada para a prova, será preciso se dar bem no Desafio Tour do Rio, prova que será disputada no próximo domingo (3), em Miguel Pereira (RJ). A realização é da 213 Sports, vertical de esportes do Grupo V3A, que promoverá o evento em parceria com a idealizadora e mentora da competição, a empresária Luísa Jucá.  

Chancelado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), o desafio contará com provas de ciclismo de estrada em percursos de 25km (curto), 85km (médio) e 115km (longo). Os trajetos possuem, respectivamente, altimetrias de 546, 681 e 1490 metros.

A largada será às margens do Lago Javary, considerado uma das paisagens mais deslumbrantes do Centro-Sul Fluminense. Além da prova, espectadores e participantes poderão desfrutar de entretenimento, com música, ativações de patrocinadores e food park, entre outras atrações.

“É muito bom voltar a realizar o Tour do Rio após um hiato de sete anos. Me orgulha acompanhar o crescimento do ciclismo, em especial o feminino, pois 42% dos inscritos são mulheres. Me deixa ainda mais feliz poder levar a bicicleta para outros lugares com boas estradas, como Miguel Pereira”, declarou Luísa Jucá.

“Para nós, é um sonho trazer o Desafio do Tour do Rio para Miguel Pereira em parceria com os organizadores, porque a nossa meta é levar o ciclismo para todos os lugares do estado”, disse Adayr Souza “Touché”, presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

“A 213 Sports tem muito orgulho em fazer do Tour do Rio a maior competição de ciclismo de estrada da América Latina e etapa de qualificação para os Jogos Olímpicos. E fazer o resgate do evento ao lado de sua idealizadora, a Luísa, torna a jornada ainda mais gratificante. O Desafio do Tour marca um momento muito importante para o ciclismo brasileiro e reforça o compromisso da empresa com o esporte”, destacou Yuri Binder, sócio da 213 Sports.

Com previsão de receber 500 atletas, a prova distribuirá R$ 5 mil em premiações, além dos troféus e, é claro, da possibilidade de participar do Tour do Rio no ano que vem.

Sair da versão mobile