Asics passa a vender apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência física na perna

Vinicius Rodrigues é um dos atletas paralímpicos patrocinados pela Asics - Divulgação / Asics

A Asics deu início, na última quarta-feira (28), ao projeto “Asics Para Todos”, em que passou a vender apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência física na perna. O interessado paga, então, metade do valor que pagaria pelo par e leva para casa apenas o lado que utiliza. É a primeira vez que uma marca possibilita esse tipo de compra.  

De acordo com a Asics, o projeto nasceu do programa interno de inovação da empresa, após receber diversas propostas de iniciativas voltadas à inclusão feitas por funcionários. A ação da venda de um pé só é uma das primeiras a serem implementadas. 

A iniciativa, que também já existe no Japão, país-sede da marca, foi lançada no Brasil em todas as lojas físicas da Asics. O projeto é destinado a pessoas que possuem amputação ou malformação em um dos pés, e que devem estar presentes na loja no momento da compra para concluí-la. O preço da metade do par é aplicado sobre o valor de vitrine e é concedido mediante a doação do outro pé para a ONG Associação Desportiva para Deficientes (ADD), realizada pela marca. O limite anual de compra por CPF é de três tênis.

“Nosso objetivo com este projeto é ampliar a acessibilidade das pessoas com deficiência e incentivar a prática de esportes, promovendo uma mente sã em um corpo são. Sabemos que pessoas com amputação e malformação na perna muitas vezes compram um par de tênis, mas utilizam apenas um dos lados. Com o ‘Asics Para Todos’, esperamos que mais pessoas tenham acesso às nossas tecnologias. Além disso, elas poderão comprar apenas o lado que realmente usarão, e a Asics doará os calçados remanescentes para a Associação Desportiva para Deficientes”, destacou Alexandre Fiorati, presidente da Asics na América Latina

Com a iniciativa, a Asics dá mais um passo em busca de se aproximar cada vez mais dos deficientes físicos. A marca é patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde novembro do ano passado, em um acordo que engloba o fornecimento de uniforme completo, com vestuário, calçados e acessórios para toda a delegação, além de vestuário específico para as modalidades de paratletismo e vôlei sentado.

O contrato entrou em vigor às vésperas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e será válido até o fim dos Jogos Paralímpicos de Paris, que tiveram início justamente na última quarta-feira (28) e estarão sendo disputados na capital francesa até o dia 8 de setembro.

Além disso, a Asics ainda é patrocinadora de quatro atletas paralímpicos desde 2021. A lista conta com Edwarda Oliveira (vôlei sentado e parabadminton), Luiza Fiorese (vôlei sentado), Gustavo Carneiro (tênis em cadeira de rodas) e Vinicius Rodrigues (paratletismo).

Sair da versão mobile