ATP e WTA planejam torneio de equipes mistas de tênis United Cup para o lugar da ATP Cup

A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e a Women’s Tennis Association (WTA) lançarão, em breve, um novo torneio de equipes mistas. A competição terá o nome de United Cup e será organizada pela Tennis Australia.  

A United Cup virá para substituir a ATP Cup. A ideia é que sejam realizados jogos em várias cidades do país, antes do Australian Open, contando com 16 nações, jogos individuais masculinos e femininos, e também partidas de duplas mistas. O formato será semelhante à Hopman Cup, mas, ao contrário desse antigo evento de exibição, o novo torneio somará pontos oficiais nos rankings das duas entidades. 

A Hopman Cup foi realizada até 2019, sendo substituída pela ATP Cup, que não tem agradado torcedores e jogadores. A percepção é de que seu formato é muito semelhante ao da Copa Davis. 

WTA Finals

Nesta quarta-feira (7), também foi confirmado que a edição de 2022 do WTA Finals será realizada na Dickies Arena, em Fort Worth, no Texas (EUA).

“A Dickies Arena e a cidade de Fort Worth têm um histórico comprovado de sediar eventos esportivos e de entretenimento de classe mundial, e estamos entusiasmados em trazer o torneio de exibição da WTA de volta aos Estados Unidos pela primeira vez desde 2005”, afirmou Steve Simon, presidente e CEO da WTA. 

É a primeira vez que o torneio retorna aos EUA em 17 anos. A última edição, em 2021, foi realizada em Guadalajara, no México.

“Esse local proporcionará uma experiência fantástica para jogadoras e fãs, e oferecerá um final adequado para a temporada emocionante do Hologic WTA Tour, que chega ao fim”, destacou Simon. 

Caso Peng Shuai

Antes da pandemia, o WTA Finals foi realizado em Shenzhen, na China. Recentemente, porém, os eventos da elite feminina do tênis deixaram de ocorrer no país. A entidade decidiu suspender todos os seus torneios na nação asiática, em meio às repercussões negativas do caso Shuai Peng.  

No ano passado, em uma rede social, a ex-atleta afirmou ter sido assediada sexualmente por um membro do alto escalão do governo chinês. Depois disso, a postagem foi apagada, e a ex-tenista passou alguns dias sem postar em suas contas, chegando a ser dada como desaparecida. No início deste ano, ela apareceu publicamente nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, classificou o episódio como um “mal-entendido”, mas não esclareceu o motivo de ter apagado o post.  

Sair da versão mobile