COI seleciona Alpes Franceses e Salt Lake City para sediar Jogos de Inverno de 2030 e 2034

Brasil obteve duas vagas no snowboard nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon 2024 - Reprodução / Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, nesta semana, em Paris, os Alpes Franceses e Salt Lake City como sedes preferenciais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 e 2034, respectivamente.

Durante uma reunião prévia em Lausanne, na Suíça, a Comissão de Futuros Anfitriões do COI se encontrou com os interessados em sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 e 2034, considerando suas propostas. No entanto, os projetos dos Alpes Franceses, no sudeste da França, e de Salt Lake City, capital do estado norte-americano de Utah, foram os escolhidos para iniciar as negociações para a realização dos eventos.

Segundo Karl Stoss, membro do COI e presidente da Comissão de Futuros Anfitriões, o diferencial dos projetos escolhidos foi a “visão oferecida para a experiência dos atletas, além do alinhamento com os planos de desenvolvimento socioeconômico regionais e nacionais, e o amplo apoio público e governamental”.

A partir de agora, o COI iniciará conversas com as sedes, lideradas por seus Comitês Olímpicos Nacionais, com o objetivo de oficializar as duas edições durante a 142ª sessão do COI, prevista para julho de 2024, em Paris, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão, que serão realizados na capital francesa.

De olho em 2038

Além disso, foi revelado que o Comitê Executivo do COI decidiu considerar uma proposta da Suíça para um “diálogo privilegiado”, de olho nos Jogos de Inverno de 2038. No entanto, Stoss sugeriu que o projeto ainda precisa ser lapidado em termos de locais. Esse diálogo terá duração até 2027, mas poderá ser encerrado antes, caso os executivos do COI entendam que o projeto esteja pronto.

Sair da versão mobile