Comitê Paralímpico Brasileiro terá escudo de identificação oficial e série animada para crianças

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançará, nesta quarta-feira (31), na Licensing Con, maior feira do setor de licenciamento da América Latina, duas novas marcas licenciadas para se aproximar ainda mais do público. O evento será realizado até quinta-feira (1º), no Espaço Vila dos Ipês, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista.

A primeira marca em questão será o Brasil Paralímpico, um escudo de identificação oficial das delegações brasileiras em missões esportivas internacionais, como os Jogos Parapan-Americanos e os Jogos Paralímpicos. O símbolo já está presente nos uniformes e acessórios utilizados pelos atletas e demais representantes do país em torneios continentais e mundiais.

Segundo o CPB, o objetivo é ampliar o alcance do Movimento Paralímpico para o público em geral e usá-lo em futuros produtos licenciados do Comitê, como peças de vestuário, calçados, papelaria, mochilas e acessórios, entre outras categorias. 

Divulgação / CPB

“Desde os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, o Brasil tem se mantido no Top 10 mundial. A evolução é notória, mas temos a ambição de melhorar nas próximas edições. Para isso, criamos mais esse projeto inovador no mercado e buscarmos novos investimentos tanto para a base quanto para o alto rendimento. Dentro dessa ideia, é essencial comercializarmos produtos licenciados e expandirmos as marcas do CPB”, explicou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e atual presidente do CPB. 

O escudo é uma variação da marca institucional do CPB, lançada no início de fevereiro, durante o Prêmio Paralímpicos, e tem o mesmo simbolismo que remete à energia do movimento, à pluralidade do povo brasileiro e à força do paradesporto. O desenvolvimento do Brasil Paralímpico e da marca institucional do Comitê foi um trabalho feito em conjunto entre o departamento de marketing do CPB e a agência de inteligência criativa XGuides.

Paramigos Imparáveis

No mesmo painel em que lançará o Brasil Paralímpico, o CPB também fará a divulgação da marca Paramigos Imparáveis. Trata-se de uma série animada para crianças e pais que abordará a inclusão social de pessoas com deficiências, por meio de personagens tipicamente brasileiros que têm o desafio de proteger o planeta da destruição.

Geeky, Turi, Zoom, Guará, Nina e Narciso formam a equipe de heróis chamada de Paramigos Imparáveis. Eles são “convocados” em diferentes países para evitar que os vilões Dona Tella e Zé Madeira acabem com os recursos naturais do mundo. A dupla contará sempre com o auxílio dos seus ajudantes, os Xuruminhos e os Tratorossauros, na busca por luxúria e riqueza.  

Geeky, cadeirante, e Turi são duas crianças. Já os outros heróis são animais. Zoom é um morcego cego, Guará é um lobo amputado, Nina é uma onça que utiliza prótese no lugar de uma das patas, e Narciso é uma capivara. 

Divulgação / CPB

“O objetivo da produção é atender as muitas famílias que querem transmitir uma visão inclusiva da sociedade para seus filhos, além de empoderar as crianças da nova geração em idade pré-escolar, mostrando, de maneira lúdica, que por maior que seja o desafio a ser enfrentado, independentemente de quem elas sejam e das suas condições, e da motivação que as faz começar, é o equilíbrio, com atitude resiliente e trabalho em equipe, que torna possível a conquista”, destacou Daniel Godoy, CEO da XGuides e responsável pela criação do conteúdo. 

De acordo com o CPB, a série animada ainda focará temas como autoconfiança e evolução pessoal. A primeira temporada da produção estreará em 2023, com 26 episódios, em diversas plataformas.

Sair da versão mobile