Decathlon promove iniciativa ESG e apoio ao empreendedorismo negro no esporte 

Como parte da política de ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês) da empresa, a varejista esportiva Decathlon anunciou duas iniciativas que envolvem inclusão social e sustentabilidade: o lançamento da Oficina de Reparos da Marca no Brasil e o apoio ao Afro Esporte, primeiro programa do país de incentivo ao empreendedorismo de pessoas negras no setor esportivo.

Oficina de reparos

Lançada inicialmente nas lojas da Marginal Tietê e do Morumbi, em São Paulo, a oficina de reparos da Decathlon oferece um espaço para manutenção e personalização de equipamentos aos clientes da marca. O projeto chega para fazer parte do conjunto de iniciativas voltadas à sustentabilidade, tendo dois objetivos principais: contribuir com a redução de emissão de CO2 e prolongar a vida útil dos produtos que estão presentes no mercado.

A oficina também oferece soluções profissionais de reparo e manutenção que respeitam o meio ambiente e conta com um time de especialistas com certificado Park Tool, escola especialista em mecânica de bicicletas, para garantir a qualidade de todos os serviços prestados.

“Queremos engajar nosso cliente a entrar na economia circular e acelerar nosso faturamento em serviços sustentáveis, além de estarmos presentes em toda a jornada do cliente, da venda do produto até sua manutenção, reparo e personalização, fidelizando cada vez mais os nossos consumidores esportistas ao oferecer um serviço exclusivo de confiança”

Kaio Andrade, gerente de operações e líder do projeto de oficinas da Decathlon Brasil

Ao redor do mundo, o projeto já realizou mais de 1 milhão de intervenções por ano e consertou uma média de 80% dos produtos reparáveis da Decathlon de todos os esportes. Segundo a marca, isso ajuda a reduzir os custos da empresa, facilita para as marcas diminuírem os preços dos futuros produtos Decathlon e aumenta o poder de mapeamento da qualidade dos artigos de cada modalidade.

Apoio ao Afro Esporte

Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo de pessoas negras no segmento esportivo, a Decathlon anunciou que será apoiadora do programa Afro Esporte, primeiro laboratório nacional de produção, curadoria de conteúdo e gerenciamento de carreira especializado em atletas negros, negras e LGBTQIAPN+. 

A iniciativa consiste em selecionar dez projetos para participar do Afro Esporte Fund, cujo objetivo é desenvolver novos produtos voltados a pessoas negras. Além de contarem com um programa de treinamento e mentoria, os escolhidos receberão ajuda financeira para investir em seus empreendimentos e terão a oportunidade de comercializar seus produtos no marketplace da Decathlon. 

“Quando um atleta negro ou negra entende que é uma marca, automaticamente desperta para a consciência do seu potencial, a força da sua comunidade e o poder da sua voz. É preciso oferecer ferramentas de comunicação e conhecimento digital para que os atletas negros tenham mais visibilidade e criem novas fontes de receita”

Mia Lopes, fundadora e CEO da Afro Esporte

Os interessados podem se inscrever no site oficial do programa até o próximo domingo (16), levando em consideração que os principais requisitos para participar são: o projeto ser gerenciado por uma pessoa negra, e o produto facilitar o acesso ao esporte para a comunidade negra. 

A Decathlon já apoiou a promoção de produtos semelhantes, como as toucas de natação da marca “DaMinhaCor”, desenvolvidas especialmente para garantir mais conforto para pessoas com cabelos afro durante a prática esportiva. 

Os projetos serão selecionados por uma banca composta por representantes da Afro Esporte e da Decathlon, esportistas e empreendedores do setor. As mentorias incluem letramento racial, saúde mental, branding, conteúdo, produtos, finanças e outros temas que os ajudarão a iniciar um novo momento do negócio. 

Como marca apoiadora, a Decathlon disponibilizará uma página dentro do próprio site da varejista para divulgação dos produtos esportivos dos empreendedores selecionados, o que trará mais visibilidade e oportunidades para os negócios, além de trabalhar a exposição de cada um dos dez produtos.

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