O Grupo Disney decidiu se manifestar sobre as mudanças dos nomes dos canais ESPN e Fox Sports no Brasil que ocorreram a partir desta segunda-feira (17). Dois anos depois da fusão com a Fox, a empresa começou a abandonar o uso da marca Fox Sports e, de quebra, sepultou o nome ESPN Brasil, que consagrou a construção da marca da ESPN no país.
De acordo com um comunicado enviado pela Disney à Máquina do Esporte, a mudança de nome tem como objetivo reforçar a convergência de negócios do grupo. A ideia é, também, tornar padronizada a nomenclatura dos canais no Brasil.
“A reformulação faz parte do planejamento da companhia em busca de sinergia em seu pilar de esportes, seguindo os investimentos em sua programação, contando com um extenso portfólio de direitos, além de uma equipe de jornalismo referência junto aos fãs de esportes”, afirmou a empresa.
De acordo com a Disney, a padronização dos nomes dos canais também segue o que acontece na América Latina e nos Estados Unidos, dois dos principais mercados da emissora no mundo.
“Para se adaptar ao novo contexto derivado da convergência dos negócios que a empresa opera, e com o intuito de padronizar a forma como os canais esportivos são conhecidos em toda a América Latina e nos Estados Unidos, a partir de 17 de janeiro de 2022, o canal ESPN Brasil passa a se chamar apenas ESPN. A atual ESPN será ESPN 2, a ESPN 2 se torna ESPN 3 e o Fox Sports será a ESPN 4. Os canais ESPN Extra e Fox Sports 2 não vão sofrer nenhuma alteração nas nomenclaturas”, completou o comunicado.
A mudança de nome dos canais ganhou bastante repercussão nesta segunda-feira (17), com diversas manifestações de antigos jornalistas da casa e mesmo de fãs dos canais. A saída da ESPN Brasil representa um marco histórico no canal desde sua fundação, em 1989, ainda com o nome de TVA Sports. Em 1995, a nomenclatura ESPN Brasil passou a ser adotada, sendo o único canal do mundo ligado à matriz americana que tinha um nome distinto.