Proprietária das marcas esportivas Penalty e Stadium, a Cambuci apresentou, nesta semana, os resultados referentes ao 3º trimestre de 2023, registrando aumento na geração de caixa e redução no endividamento.
Um dos dados mais significativos diz respeito ao lucro líquido acumulado nos nove primeiros meses de 2023, totalizando R$ 64 milhões, o que representa um crescimento de 45,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já a dívida líquida da empresa registrou queda de 73,8% entre julho e setembro, na comparação com 2022.
No acumulado dos nove meses deste ano, a receita líquida avançou 12,2%, alcançando R$ 351 milhões, contra R$ 313,4 milhões do mesmo período de 2022.
No 3º trimestre deste ano, a receita líquida do grupo foi de R$ 120,2 milhões. Na avaliação de Roberto Estefano, diretor de relações com investidores e presidente do conselho de administração da Cambuci, o resultado é consequência direta do foco da companhia em eficiência operacional e financeira.
“Tivemos um desempenho positivo, ainda que a incerteza em relação à conjuntura econômica nacional e internacional tenha se destacado no período. Atingimos resultados que mostram que o modelo de gestão que adotamos na Cambuci tem se mostrado acertado”, disse o executivo.
O grupo obteve aumento na margem bruta, que ficou em 48,3% no 3º trimestre de 2023, o que significa um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
No acumulado do ano, a margem bruta avançou 3,8 pontos percentuais em comparação aos resultados de janeiro a setembro de 2022.
Ebitda
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (mais conhecido pela sigla em inglês Ebitda) avançou 24,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 93,5 milhões.
“Reforçamos nossos investimentos em marketing neste ano e estamos felizes em destacar que, nos nove primeiros meses de 2023, nosso Ebitda apresentou um crescimento robusto de 24,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso reflete nosso compromisso contínuo com o sucesso e nossa capacidade de superar obstáculos”, afirmou Estefano.
O lucro líquido do 3º trimestre, na comparação com os mesmos meses de 2022, aumentou 3,3%, chegando a R$ 22 milhões.
“Para o último trimestre de 2023, mantemos nosso objetivo de crescimento de 10% em relação ao ano de 2022. Destacamos nossas vantagens competitivas, que incluem um portfólio completo de produtos, fabricação local, exposição em eventos esportivos de destaque, ampla rede de distribuição e uma equipe comprometida como fatores fundamentais para nossa sólida posição no segmento esportivo”, destacou Estefano.
A empresa também registrou uma redução na relação dívida líquida/Ebitda, caindo de 0,99 vez, em 2022, para 0,22 vez, no 3º trimestre de 2023, o que proporcionou um caixa operacional de R$ 103,4 milhões e permitiu a ela liquidar R$ 81 milhões em passivos financeiros.