Em nova edição, “Todo Mundo Joga”, da Lenovo, apostará na inclusão de “novas minorias”

O projeto “Todo Mundo Joga (TMJ)”, criado pela Lenovo com o objetivo de fomentar a diversidade e a inclusão no ecossistema gamer, terá uma nova edição neste ano, que ficará marcada pela inclusão de uma letra à sigla. No caso, será acrescentado um “J”, de “Junto”, em uma proposta que busca ampliar ainda mais o diálogo do projeto com as minorias.

Na edição de 2021, o foco da iniciativa esteve nas mulheres, nas pessoas com deficiência (PCDs), na comunidade LGBTQIAPN+ e na população negra. Já neste ano, além de manter e consolidar os vínculos com esses grupos, o “Todo Mundo Joga Junto” pretende aproximar-se dos moradores das comunidades carentes, dos idosos e dos povos indígenas.

“Durante o desenvolvimento do projeto, vimos a necessidade de estimular o acesso de outras minorias ao universo gamer. Nessa nova temporada, vamos apresentar o conceito central da plataforma ‘Todo Mundo Joga’ e provocar o público a refletir sobre a inclusão, não apenas no universo dos games, mas na vida como ela é e como ela pode ser”, explicou Bárbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo.

Liderado pela Legion, linha de produtos da gigante chinesa de tecnologia voltada ao público gamer, o projeto nasceu em 2020, em plena pandemia, com o objetivo de estimular a diversidade e a inclusão no ecossistema gamer. A empresa realizadora firmará parceria com a agência Good to Game (GTG), que ficará responsável pelas próximas etapas de experiências como o TMJ Experience, Torneio TMJ e o Papo Junto e Misturado.

Isso sem contar o TMJ Stations, que prevê a instalação de três estações educativas dentro de instituições que atuem em benefício do público-alvo do projeto. Elas contarão com setups Legion, que poderão ser usados na capacitação de equipes, tanto nas modalidades de games quanto no uso das redes sociais.

O início das aulas deve ocorrer em 15 de agosto e serão voltadas a pessoas associadas aos projetos parceiros que receberão as TMJ Stations.

“Esperamos qualificar cerca de 150 pessoas pertencentes aos grupos de minorias para que estejam mais preparados para lidar com os desafios que não apenas a profissão gamer exige, como também usar o poder que as redes sociais oferecem hoje”, afirmou Toscano.

A empresa também se prepara para exibir um manifesto sobre o projeto em suas contas no Instagram, no TikTok e no YouTube. A veiculação marcará a abertura da nova temporada.

“Além do ‘Todo Mundo Joga’, continuaremos com nosso compromisso de fortalecer a diversidade e a inclusão no mundo gamer por meio de patrocínios e parcerias, e outras ações afirmativas para capacitar essas pessoas e colocá-las num patamar de igualdade também no ecossistema de tecnologia”, disse a executiva.

A edição 2022 do “Todo Mundo Joga Junto” terá como embaixadores nomes conhecidos das redes sociais, do streaming e do universo gamer, como CamilotaXP, BlackWill, Tuitabi, Fabrício SDW e Maah G Lopez.

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