Grupo Cambuci, dono da Penalty, supera R$ 510 milhões e bate recorde de faturamento em 2022

Roberto Estefano é fundador da Penalty e presidente do Conselho Administrativo da Cambuci SA - Divulgação

O Grupo Cambuci, dono da Penalty, divulgou, nesta sexta-feira (3), o balanço financeiro de 2022. Com um faturamento bruto superior a R$ 510 milhões, a companhia bateu um recorde histórico e revelou que as metas de crescimento foram alcançadas, com um acréscimo de 83,4% em relação ao ano anterior.

A receita líquida chegou a R$ 440,4 milhões, também o melhor resultado da história da empresa. Quando os números são comparados com 2021, o lucro líquido foi alavancado em 105,4%, enquanto o lucro bruto atingiu R$ 198,1 milhões, com aumento de 75,9%.

Sobre o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), houve uma alta de 129,6% em relação a 2021, chegando a R$ 99,4 milhões. No panorama anual, a margem ficou em 22,6%.

“2022 foi um ano histórico para nós, do Grupo Cambuci, pois batemos o recorde da empresa, que tem mais de 70 anos de história. Esse crescimento é reflexo de um processo de retomada no cenário pós-pandemia, em que reativamos as plantas fabris, diversificamos a gama de produtos, atendendo 22 modalidades, e voltamos a operar com capacidade total das fábricas”, explicou Roberto Estefano, fundador da Penalty e presidente do Conselho Administrativo da Cambuci SA.

De acordo com a marca, a consolidação no desenvolvimento de produtos e a aproximação com os praticantes de esportes por meio de campanhas nas redes sociais ajudaram a impulsionar os números, resultando no crescimento impressionante de 83,4% em relação ao ano anterior.

“Estamos dedicando esforços contínuos na construção de um portfólio completo de produtos que atende cada uma das faixas de renda dos consumidores, com ênfase em qualidade, tecnologia e design. Também estamos expandindo a atuação junto aos clientes varejistas, oferecendo produtos que entregam lucratividade elevada, ao mesmo tempo em que conseguimos captar margens elevadas no fornecimento. Esse ganha-ganha não tem paralelo no mercado  brasileiro”, destacou Estefano.

Atualmente, a empresa conta com mais de 3.200 colaboradores, um crescimento de 39% em relação ao último ciclo. Na base de clientes, o foco passou a ser o setor varejista, atingindo mais de 9 mil comerciantes. Além de três fábricas na Região Nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba), a Penalty possui um centro de desenvolvimento em São Roque, no interior de São Paulo. No exterior, está presente em 19 países, com operação na Argentina e gerência própria no Japão.

Vale ainda destacar que, ao longo do ano passado, o grupo, listado na bolsa de valores brasileira (B3), viu seu valor de mercado aumentar em cerca de R$ 70 milhões, via valorização de suas ações.

Investimentos no esporte

Em 2022, a Penalty, principal marca do grupo, passou por mudanças nos investimentos no esporte. No futebol, é fornecedora da bola oficial do Campeonato Paulista, do Campeonato Carioca e da Copa do Nordeste. Já na Copa do Brasil, conta com exposição em placas de leds. Além disso, fornece materiais para o NBB e para equipes de futsal e de vôlei. Por fim, a marca ainda possui certificação internacional nas entidades máximas de vôlei (FIVB) e basquete (Fiba).

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