Grupo SBF divulga balanço financeiro de 2023, com queda de 17,5% no lucro líquido

Grupo SBF possui Centauro, Fisia (gestora da marca Nike no mercado brasileiro), FitDance, NWB, OneFan e X3M - Divulgação

O Grupo SBF, dono da Centauro e da Fisia, gestora da marca Nike no Brasil, divulgou o balanço financeiro do último trimestre de 2023 e o acumulado do ano passado.

Segundo os números divulgados, a companhia obteve um lucro líquido de R$ 168,8 milhões, o que representou uma queda de 17,5% no comparativo com 2022. Se considerado só o quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido foi de R$ 127,2 milhões, com um tombo um pouco menor, de 9,6%.

A receita líquida foi de R$ 6,98 bilhões. Houve um aumento de 11,6% em relação ao ano fiscal anterior.

A Centauro teve receita líquida de R$ 3,46 bilhões em 2023, registrando uma pequena queda de 1,2% na comparação com 2022. Já a Fisia obteve R$ 4 bilhões no mesmo quesito, com aumento de 26,1% sobre o ano anterior.

A receita líquida, por sua vez, foi obtida em 2023 principalmente pelas lojas físicas (50%), seguidas do e-commerce (30%) e do atacado (19%). Em relação a 2022, houve o crescimento da arrecadação vinda de lojas físicas e on-line, e queda de representatividade do B2B no bolo total.

As despesas operacionais do Grupo SBF tiveram aumento de 9,4% no ano passado, chegando a R$ 2,4 bilhões.

Dívida líquida x Ebitda

A dívida líquida ajustada da companhia chegou a R$ 721,6 milhões no final de 2023. Houve um pequeno aumento de 0,9% em relação ao ano anterior.

Apesar disso, a relação da dívida líquida ajustada sobre o Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) do Grupo SBF passou de 1,14 vez para 0,91 vez.

O Ebitda da empresa subiu 22,2% e totalizou R$ 916,2 milhões. A margem do Ebitda obtido ao longo do ano foi de 13,1%, o que representou um avanço de 1,1 ponto percentual sobre 2022.

O quarto trimestre do último ano, porém, teve um desempenho significativamente pior, com o Ebitda subindo apenas 6,5% no comparativo com o mesmo período de 2022, atingindo R$ 290,7 milhões. A margem foi de 13,6%, com queda de 0,2 ponto percentual no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

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