A 23ª edição da IHRSA Fitness Brasil acontecerá entre a próxima quarta-feira (17) e sábado (20), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Serão mais de 3 mil congressistas, 130 marcas e 120 palestrantes no evento, que voltará ao formato presencial depois de dois anos sendo realizado de maneira on-line por conta da pandemia de Covid-19.
Além do congresso de atualização para profissionais e empresários da área, o evento também contará com uma exposição dos lançamentos das marcas, com o objetivo de trazer inovação, benefícios e investimentos estratégicos para o mercado.
Impacto da pandemia
O setor de fitness e bem-estar foi amplamente transformado por questões que surgiram durante a pandemia de Covid-19. Há cerca de dois anos, os negócios do segmento foram obrigados a se reinventar em razão do isolamento social, que, entre outras coisas, impediu as pessoas de praticarem atividades físicas fora de suas casas.
Nesse contexto, surgiram novos formatos e modalidades de treinos que, combinados a programas tradicionais, colaboraram para lotar os mais de 36 mil centros de atividades físicas presentes em mais de 3 mil cidades do Brasil, segundo dados do Panorama Setorial Fitness Brasil, estudo desenvolvido pela Fitness Brasil, em parceria com a EY e a Armatore Market + Science.
“Nesse curto espaço de tempo, vimos que muita coisa mudou no mercado, influenciando o comportamento do consumidor. Novas tendências e oportunidades surgiram impulsionadas pelo cenário pandêmico, e nós vemos isso claramente no aquecimento do ecossistema de startups voltadas à saúde e ao bem-estar, as chamadas healthtechs. Só no ano passado, os investimentos direcionados a esse perfil de empresa somaram R$ 2,7 bilhões”
Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil
Mercado em expansão
O estudo desenvolvido pela Fitness Brasil ainda mostrou que o segmento de atividades físicas e bem-estar cresce a uma média anual de 8,7% no mundo. Com relação ao Brasil, o país é o terceiro maior mercado fitness das Américas e movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).
“Se na década passada os negócios fitness se resumiam às academias e equipamentos, atualmente impressionam pelo mix de possibilidades, que vão de alimentação a vestuário, expandindo-se pela tecnologia e criatividade dos empreendedores do setor. São sete grandes grupos que compõem esse mercado: os profissionais, centros de atividades, agregadores, patrocinadores, consumidores, fornecedores e entidades. Cada grupo abrange elos de cadeia produtiva que interagem entre si”
Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil
IHRSA Fitness Brasil 2022
Ao longo das 23 edições, a IHRSA Fitness Brasil já recebeu mais de 300 mil visitantes, mil palestrantes e 40 mil congressistas. Neste ano, o evento espera receber mais de 15 mil pessoas e movimentar R$ 25 milhões em negócios.
“Esse é o maior evento do setor na América Latina. As pessoas aguardam esse que é um momento de oportunidade para conferir o que há de mais novo que possa agregar competitividade ao seu negócio. Sem dúvida, essa será uma edição histórica que marca um novo momento desse mercado”
Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil
Além dos conteúdos de gestão e negócios para empresários e profissionais da área, o evento contará com uma programação especial para estudantes de educação física e gestores de condomínios e hotéis. Para o público em geral, haverá atrações como aulas de zumba, strong nation e beach tennis, assim como atividades oferecidas pelas marcas Polar e Movement.
Vale destacar ainda o Fitbr Social, programa criado pela Fitness Brasil para levar a mensagem da importância da atividade física a todos. Na 23ª edição da IHRSA Fitness Brasil, estarão à venda três modelos de copos, no valor de R$ 15 cada, cuja renda líquida será destinada a três entidades que ajudam a mudar o mundo por meio da atividade física: Gol de Letra, Talentos do Capão e Vida Corrida.