A indústria esportiva global terá um faturamento de US$ 260 bilhões até 2033, de acordo com um relatório divulgado pela Two Circles. Segundo a agência de marketing esportivo, o setor arrecadou US$ 159 bilhões em 2023. Ou seja, em dez anos, esse montante subirá 63,52%. Anualmente, a projeção é de que o mercado tenha um crescimento médio de 5% ao ano.
Segundo a Two Circles, esse crescimento será impulsionado pelas 20 principais entidades esportivas do planeta. A agência acredita que três fatores principais alimentarão esse incremento de receitas: aumento do público e do consumo, experiências esportivas mais diversificadas e propriedades esportivas que terão cada vez mais capacidade de captar receitas por meio de relações diretas com os fãs.
“Ao conhecer melhor os torcedores, as entidades esportivas criarão melhores produtos, experiências e oportunidades, gerando maior valor para todos”, analisou Gareth Balch, cofundador e CEO da Two Circles.
“Os fãs serão os verdadeiros vencedores deste crescimento emocionante nos próximos anos”
Gareth Balch, cofundador e CEO da Two Circles
Experiências para os fãs
Para o executivo, é essencial que as entidades esportivas globais tenham em mente o diálogo com os fãs para a geração de novas oportunidades de negócio e aumento de receita.
“A indústria do esporte, em sua esfera global, está à beira de um crescimento transformador, mas há um apelo à ação. É essencial que os proprietários de ativos esportivos se adaptem, inovem e se concentrem na experiência dos torcedores para concretizarem todo o seu potencial [de crescimento] na próxima década”, afirmou Balch.
Uma área-chave para esse crescimento é o esporte feminino, cujo montante de receitas deve chegar a US$ 1,28 bilhão neste ano. O número parece alto, mas é menos do que 1% do que o esporte deverá arrecadar no planeta em 2024.