KLM lança desafio de ciclismo e contribui com o reflorestamento na Amazônia

A KLM lançou na quinta-feira (4) no Brasil o Desafio KLM Pedale por Árvores, uma iniciativa que convida o público de todo o país a pedalar e ter os quilômetros percorridos convertidos no plantio de árvores na região da Amazônia.

“A KLM é uma das empresas líderes e pioneiras em sustentabilidade na indústria aérea, e a ação que estamos iniciando hoje ilustra esse tão necessário momento de transformação. Entendemos que temos um longo caminho a percorrer para tornar a aviação mais sustentável, e continuamos trabalhando intensamente para contribuir e melhorar tanto nosso papel social quanto ambiental”, diz Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.

Base de apoio

Para simbolizar e dar mais visibilidade à ação, a companhia também conta com um espaço na ciclovia do rio Pinheiros em São Paulo: a KLM Bike House, que traz uma série de iniciativas focadas em sustentabilidade.

Até 28 de agosto, cada 25 quilômetros pedalados pelos participantes do desafio serão convertidos pela KLM no plantio de uma árvore na Amazônia. O objetivo é plantar até 6.000 árvores em uma área equivalente a três campos de futebol.

“Ainda que nosso foco esteja na redução da pegada ambiental em nosso próprio negócio, nós também envolvemos os viajantes, que podem, por exemplo, contribuir para projetos de reflorestamento e outras iniciativas”, conta Flahault.

Busca da meta

Para garantir o objetivo, a KLM tem a meta de atingir 150 mil quilômetros pedalados durante a ação. Para participar do desafio, é necessário baixar o app Km Solidário, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, se registrar e selecionar o Desafio KLM Pedale por Árvores, que durante o período da ação estará em destaque na plataforma.

Após esta primeira etapa, o participante pode começar a pedalar e, ao final da atividade, sincronizar seus quilômetros, sem nenhum custo financeiro.

Na KLM Bike House, a comunidade pode acompanhar os quilômetros pedalados no desafio em um placar digital, atualizado diariamente, assim como saber mais sobre os compromissos da KLM com o programa Fly Responsibly.

Sorteio de passagens

A casa da companhia na Ciclovia do Rio Pinheiros também conta com o concurso KLM Bike House, com o sorteio de três passagens para Amsterdã entre aqueles que visitarem o lugar. O espaço também está aberto a famílias e grupos de amigos para um descanso, para apreciar o pôr do sol do mezanino ou para contribuir com o desafio pedalando em uma bicicleta fixa disponível no local.

“Com o Desafio KLM Pedale por Árvores, queremos deixar uma contribuição social e ambiental no Brasil”, diz Christine Honore Briso, líder de sustentabilidade do grupo Air France-KLM na América do Sul.

“O ciclismo faz parte do DNA holandês, e é uma forma responsável de locomoção. Ao unir estas características e convidando todos a fazer parte desta ação especial no Brasil, esperamos a ajudar na conscientização de um dos temas mais importantes do nosso tempo”, completa.

Retorno à sociedade

O plantio de árvores resultante do Desafio KLM Pedale por Árvores será feito em parceria com a startup Meu Pé de Árvore e contemplará três áreas de preservação permanentes com condições de área úmidas, as quais abrangem duas nascentes d’água. As árvores serão plantadas em novembro, quando se inicia o período de chuvas na região. Todos os detalhes estão disponíveis em uma página dedicada.

O Km Solidário tem como missão combater o sedentarismo e amplificar as boas práticas sociais, por meio de um aplicativo que conecta praticantes de atividades físicas com pessoas, projetos e empresas que buscam contribuir para a redução da desigualdade social e econômica existentes no Brasil.

Lançado em fevereiro de 2021, o app conta com mais de 130 mil usuários e 14 instituições cadastradas, entre elas Instituto Ayrton Senna, GRAACC e Gerando Falcōes.

O Meu Pé de Árvore trabalha na recuperação de áreas degradadas da floresta amazônica no Estado de Rondônia, por meio de sistemas de produção regenerativos e autossustentáveis implementados em conjunto com agricultores familiares.

Sair da versão mobile