Maratona Feminina de Nagoya “supera” pandemia e terá atletas amadoras estrangeiras

Na última terça-feira (11), o governo do Japão decidiu relaxar uma série de medidas restritivas, adotadas com o objetivo de prevenir a Covid-19. Com isso, a edição de 2023 da Maratona Feminina de Nagoya poderá voltar a contar com corredoras estrangeiras que não integram a elite do atletismo.  

As interessadas em participar devem se inscrever até o dia 30 de novembro deste ano, no site da competição. A corrida será realizada no dia 12 de março de 2023.

Restrições trazidas pela Covid-19

A flexibilização das restrições sanitárias adotadas pelas autoridades japonesas ocorreu depois de quase três anos com as fronteiras do país praticamente fechadas, em razão da pandemia. 

As mudanças incluem a retomada dos acordos de isenção de vistos e a liberação das viagens individuais (realizadas sem agências de turismo). O Japão também removeu a regra que limitava em 50 mil o número máximo de passageiros que poderiam desembarcar no país.  

Vacinação

Apesar desse movimento de flexibilização, os turistas que desejam visitar o Japão são obrigados a apresentar um documento comprovando o recebimento de três doses de vacinação contra a Covid-19 ou o resultado negativo de um teste feito antes da viagem. 

A Maratona Feminina de Nagoya continuou a ser realizada durante os anos do auge da pandemia, em 2020, 2021 e 2022, sem cancelamento. A organização optou por redimensionar a prova e adotar várias medidas de proteção contra infecções. Porém, corredoras internacionais que não faziam parte da elite só puderam participar da versão on-line da corrida. 

Na edição do ano que vem, a Maratona Feminina de Nagoya deverá reunir 22 mil atletas. A grande vencedora receberá um prêmio de US$ 250 mil. Todas as participantes que finalizarem o percurso receberão um pingente Tiffany & Co., projetado exclusivamente para a corrida. 

Sair da versão mobile