Luto: Esporte repercute a morte da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos

Nesta quinta-feira (8), chegou ao fim um dos mais longevos reinados da história da Europa. Elizabeth II, do Reino Unido, faleceu aos 96 anos de idade. Ela estava no Castelo de Balmoral, na Escócia.  

A notícia foi confirmada pela conta da família real britânica no Twitter por volta das 14h30. O post afirma que ela morreu “pacificamente”.  

Desde que a notícia foi confirmada, a repercussão no esporte, especialmente no Reino Unido, tem sido grande. A Premier League foi uma das primeiras a publicar um post de condolências, lamentando o ocorrido.  

Já a The Scottish FA retuitou o post da família real, manifestando seu pesar e lembrando que Elizabeth II era patrona da entidade. Os clubes britânicos também se manifestaram. O Manchester United afirmou dividir “a tristeza de toda a nação”.  

O Arsenal, por sua vez, postou que “junto de muitos dos nossos torcedores hoje, teremos tempo para lamentar e refletir sobre a vida incrível e o serviço dedicado de Sua Majestade”. 

O Manchester City também se manifestou sobre o falecimento de Elizabeth II. “A dedicação e o serviço de Sua Majestade têm sido exemplares e nos juntamos ao nosso país e à Commonwealth no luto por sua perda”, afirmou a postagem do clube. 

Os três clubes ingleses trocaram as cores de seus escudos pelo preto, em sinal de luto.

Pelé

Em suas redes sociais, o brasileiro Pelé também lamentou a morte de Elizabeth II. No post, ele relembrou a vinda da monarca ao Brasil, em 1968, quando ela teve a oportunidade de assistir à vitória da Seleção Paulista sobre a Seleção Carioca, por 3 a 2, no amistoso que ficou conhecido, à época, como o “Jogo da Rainha”.

Pelé também se recordou de quando, anos mais tarde, foi condecorado pela rainha com a Ordem do Império Britânico, mais alta honraria do país.

Tênis

As duas principais associações de tênis do mundo também publicaram mensagens de luto por Elizabeth II. ATP e WTA destacaram a contribuição da rainha para o esporte.

Homenagem na Fórmula 1

Em nota, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, afirmou:

“O automobilismo, e especialmente a Fórmula 1, tem seu coração no Reino Unido, e a Família Real ao longo dos anos deu grande apoio e patrocínio ao esporte. Por isso, agradecemos a eles, e os eventos que ocorrerão em todo o mundo neste fim de semana serão, sem dúvida, realizados em homenagem a Sua Majestade”. 

Stefano Domenicali, diretor executivo e presidente do Formula One Group, também prestou suas condolências, afirmando que Elizabeth II “dedicou sua vida ao serviço público, com dignidade e devoção, inspirando muitos ao redor do mundo”.  

Golfe

Elizabeth II foi patrona do Royal and Ancient Golf Club, de Saint Andrews, desde sua coroação, em 1952. De acordo com o capitão do clube de golfe, Peter Foster, essa relação com a monarca sempre foi motivo de muita honra para os membros da instituição. Ele também lamentou a morte da rainha.

 

Sair da versão mobile