A Nossa Arena, espaço poliesportivo dedicado a mulheres e pessoas trans, realizará, no dia 5 de setembro, a partir das 9h, o “Flag! Future Leaders, Active Girls”, evento de flag football, em São Paulo (SP).
O flag football é uma modalidade semelhante ao futebol americano, porém com menos contato físico. Em vez de derrubar o adversário para parar a jogada, basta retirar uma das bandeiras que ficam amarradas na cintura dos atletas.
O esporte estará pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Los Angeles 2028, após ser sugerido pelo Comitê Organizador e aceito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O evento na capital paulista terá dois tipos de atividades. Pela manhã, especialistas e atletas dos EUA e do Brasil participarão de painéis sobre o esporte como ferramenta de desenvolvimento social, destacando temas como saúde mental e equidade de gênero. Ashleigh Huffman, que já atuou na Casa Branca como chefe de diplomacia esportiva, estará entre as mediadoras.
Durante a tarde, Derrick Mitchell, que atua no departamento de desenvolvimento de atletas universitários da Texas Tech (universitade norte-americana), e Jeremiah Brown, ex-jogador da NFL e especialista no desenvolvimento de atletas universitários, oferecerão uma clínica de flag football para 100 meninas de projetos sociais, juntamente com jogadoras e treinadoras da seleção brasileira da modalidade.
A seleção brasileira feminina de flag football participa de campeonatos internacionais há mais de 12 anos e ficou na quarta colocação na última edição do Mundial, disputada em 2021, atrás apenas de Estados Unidos, México e Áustria.
Parcerias
Organizado em parceria com o Institute for Sport and Social Justice, a seleção brasileira feminina de flag football e a Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil, o evento visa a compartilhar experiências e conhecimentos entre os países, além de inspirar a nova geração para uma relação saudável com o esporte.
“O flag football está presente na Nossa Arena desde que abrimos as portas. Estamos muito felizes em realizar esse evento que não só trará uma necessária visibilidade para a modalidade, como contribuirá para o nosso propósito de empoderar meninas e mulheres por meio do esporte”, comentou Júlia Vergueiro, sócia-fundadora da Nossa Arena.
O evento acontecerá um dia antes da disputa do primeiro jogo da história da NFL no Brasil. A estreia da liga em território brasileiro acontecerá no dia 6 de setembro, na Neo Química Arena, com a partida entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles.
“Com a expansão da NFL para a América do Sul, reconhecemos uma oportunidade de colaborar com organizações de classe mundial que causam um impacto significativo no Brasil”, afirmou Ashleigh Huffman, vice-presidente de engajamento global do Institute for Sport and Social Justice.