Novak Djokovic capta US$ 26 milhões para impulsionar organização alternativa à ATP

A Associação de Jogadores de Tênis Profissionais (PTPA), de Novak Djokovic, arrecadou, na última sexta-feira (26), US$ 26 milhões em uma rodada de financiamento coliderada pelo bilionário e gestor de fundos de hedge Bill Ackman. A PTPA é uma espécie de organização “separatista” criada pelo tenista sérvio para servir como alternativa à Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Fundador e CEO da Pershing Square Capital Management, o norte-americano Bill Ackman fez seu investimento por meio do fundo sem fins lucrativos Pershing Square Foundation, com a empresa de investimentos Prysm Capital também a bordo como financiadora. Outro que está envolvido na associação é Ahmad Nassar, ex-presidente da NFL Players Inc e CEO da OneTeam Partners, que foi nomeado CEO da PTPA.

Ainda na sexta-feira (26), a nova organização anunciou também o lançamento da Winners Alliance, um novo braço comercial que terá a tarefa de gerar e maximizar oportunidades de negócios fora das quadras para os jogadores e seus agentes. A organização pretende imitar o modelo de associações de jogadores de outros esportes.

Ahmad Nassar será o CEO da Winners Alliance, enquanto Bill Ackman atuará como presidente do Conselho de Administração, que ainda terá as presenças de Christina Francis, presidente da Magic Johnson Enterprises, bem como de Jay Park e Muhammad Mian, cofundadores da Prysm Capital.  

“Ter uma associação de jogadores que se preocupa incondicionalmente com todos os tenistas é incrivelmente importante, e tenho o privilégio de ter a oportunidade de levar essa organização para o próximo nível”, afirmou Nassar.

Como uma de suas primeiras iniciativas, a Winners Alliance planeja estabelecer um programa de licenciamento em grupo sustentável para videogames, cartões comerciais, colecionáveis ​​e oportunidades relacionadas. Além disso, a PTPA lançará a Player Services Platform (PSP), projetada para aprimorar as jornadas dos jogadores profissionais no tênis, aproveitando o poder de compra do grupo e o valor da marca.

Os serviços PSP incluirão descontos globais em viagens, alimentação e acomodação, além de outras necessidades dos jogadores, bem como programas de benefícios, opções de seguro, suporte de viagem e logística, e uma rede de consultoria e advogados fiscais. Também serão disponibilizados suporte a apelações disciplinares, acesso a planejadores financeiros, apoio de caridade aos jogadores e assessoria de mídia e relações públicas.

“Os jogadores querem uma voz independente e um lugar real à mesa. Com o lançamento e o financiamento da Winners Alliance, agora temos recursos suficientes para fazer uma diferença material na vida dos jogadores”, disse Vasek Pospisil, tenista canadense que é cofundador da PTPA.

Vale lembrar que Novak Djokovic anunciou o lançamento da PTPA em 2020, sobforte oposição de outros dos principais nomes do tênis atual, como Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray.

“Esta é a primeira associação de jogadores de tênis desde 1972. Isso não é um sindicato, é uma associação de jogadores. Portanto, não estamos pedindo boicotes. Não estamos formando turnês paralelas”, revelou o tenista sérvio em postagem realizada no Twitter à época.

Sair da versão mobile