A organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 anunciou, nesta quarta-feira (5), o percurso da Maratona, tanto a masculina como a feminina, pelas ruas da capital francesa. O que chamou mais atenção no anúncio, porém, foi que a prova mais tradicional do evento será, pela primeira vez na história moderna, aberta ao público em geral. Além disso, foi criada uma prova adicional de 10k que também poderá ser disputada por atletas amadores.
Esta é pelo menos a segunda inovação da organização da próxima edição dos Jogos no que tange à relação com o público. Em dezembro do ano passado, Paris 2024 já havia anunciado que a Cerimônia de Abertura será realizada no Rio Sena, com as delegações sendo apresentadas em barcos e sem cobrança de ingressos dos espectadores, que poderão ficar ao longo da margem do rio para assistir ao evento.
“Paris 2024 promete revolucionar a experiência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para o público em geral. Muitas pessoas compartilhavam um sonho que agora é realidade: com a Maratona de Participação em Massa de Paris 2024, os atletas amadores poderão correr o mesmo percurso da Maratona Olímpica, permitindo que o maior número possível de pessoas siga os passos de atletas de destaque. Esta será uma experiência extraordinária, num percurso único e original, celebrando o patrimônio e a história da região de Paris e de toda a França”, afirma o site oficial de Paris 2024.
Ao todo, serão abertas 20.024 inscrições para cada um dos percursos, ou seja, 40.048 corredores terão a oportunidade de correr a Maratona Olímpica ou a prova de 10k. De acordo com a organização, o número de inscrições para homens e mulheres será rigorosamente igual.
O percurso da Maratona começará no Hôtel de Ville, sede do governo de Paris, passará por Versalhes e terminará na Esplanade des Invalides, um amplo gramado com vista para o Rio Sena. A prova passará por alguns dos mais belos pontos turísticos e monumentos da capital francesa e seus arredores, como o Museu do Louvre, Grand Palais, Château de Versailles, residência oficial de vários reis da França, e a Torre Eiffel.
O caminho foi inspirado na “Marcha das Mulheres”, realizada entre 5 e 6 de outubro de 1789, quando cerca de 7 mil mulheres marcharam por Paris, Sèvres e St. Cloud antes de chegar a Versalhes e forçar o Rei Luís XVI a voltar ao Palácio das Tulherias, na capital francesa, em um dos momentos mais importantes do primeiro ano da Revolução Francesa.
Segundo dados da World Athletics, a prova terá um percurso difícil, com perda e ganho de elevação geral de 438m. O trajeto foi classificado pela Federação Internacional de Atletismo como “único, exigente e técnico”.
Já a prova adicional de 10k terá como diferencial o fato de ser aberta a pessoas com qualquer tipo de deficiência. A largada e a chegada serão nos mesmos locais da Maratona, e a prova passará por todo o centro histórico de Paris.
De acordo com a organização, só poderá se candidatar a correr as provas quem fizer parte do Club Paris. A assinatura é gratuita e dá ao associado a possibilidade de alcançar diversos benefícios, como informações mais precisas sobre os Jogos, informações sobre bilheterias e programas de voluntariados em primeira mão, vantagens e planos exclusivos em toda a França para eventos relacionados a Paris 2024, visitas em centros olímpicos, encontros com atletas e ainda recompensas exclusivas durante a realização dos Jogos.
“Correr na mesma rota da Maratona Olímpica, em clima de celebração ao lado de milhares de entusiastas do esporte poucas horas depois dos atletas masculinos, cruzar a mesma linha de chegada poucas horas antes dos maratonistas olímpicos femininos. A Maratona de Participação em Massa criará memórias inesquecíveis ao longo da vida para quem tiver a oportunidade de desfrutar das duas rotas oferecidas”, finaliza o site oficial de Paris 2024.