Pegos de surpresa, jogadores do PGA Tour revoltam-se contra fusão com LIV Golf

Duas principais ligas de golfe do mundo, PGA Tour e LIV, anunciam fusão

Bandeira com a logomarca do PGA Tour, principal organização de golfe do mundo - Divulgação / PGA Tour

Enquanto os executivos comemoraram a fusão entre o PGA Tour e a LIV Golf, anunciada nesta terça-feira (6), os jogadores foram pegos de surpresa com a notícia. No fim da tarde, atletas do PGA Tour se reuniram com Jay Monahan, comissário da organização sediada nos Estados Unidos, para discutir o negócio que havia sido anunciado no período da manhã, ocasionando sentimentos de perplexidade e revolta nos jogadores.  

No Twitter, o analista de golfe Rick Gehman resumiu a reação geral dos atletas em relação ao acordo. Segundo informações obtidas pelo especialista, de cada dez jogadores, nove enxergam de maneira negativa a fusão do PGA Tour com a LIV Golf.  

A reação negativa dos jogadores indica que a decisão sobre a fusão foi tomada pela alta cúpula do PGA Tour, sem consultar os jogadores. As negociações, que teriam durado cerca de sete semanas, deixaram de fora até mesmo estrelas da modalidade, como Tiger Woods e Rory McIlroy

Entenda o acordo

Conforme noticiou a Máquina do Esporte, o PGA Tour, sediado nos Estados Unidos, e a LIV Golf, criada e financiada pelo Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita, anunciaram fusão nesta terça-feira (6), encerrando uma disputa que havia dividido o golfe profissional masculino nos últimos anos.  

Coadjuvante, a DP World Tour, circuito europeu de golfe, também está envolvida na negociação, o que resultará em uma espécie de liga global.  

De acordo com o comunicado, as ligas combinarão seus ativos para formatar a criação de uma nova empresa “de propriedade coletiva”. 

A série LIV Golf, apoiada pelo PIF, foi fundada oficialmente em junho de 2021, com sua temporada inaugural sendo disputada apenas em 2022. Os jogadores participantes foram posteriormente proibidos de competir nos eventos do PGA Tour. 

Rivalidade

Apesar de ter apenas um ano de existência, a LIV Golf nasceu em rota de colisão com o PGA Tour, oferecendo prêmios astronômicos em dinheiro em um campeonato com menos eventos em comparação com o torneio norte-americano. Isso levou diversos atletas a se juntarem ao circuito da Arábia Saudita, o que deu origem aos diversos processos judiciais entre as ligas. 

Na temporada inaugural, o PIF concedeu um total de US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,22 bilhão, na cotação atual) em prêmios, o que obrigou o PGA Tour a anunciar um cronograma “renovado” para 2024, com prêmios mais competitivos em campos menores. 

Rivais desde o início, as duas ligas têm brigado na esfera judicial. O acordo, no entanto, põe um ponto-final em todas as ações judiciais pendentes. 

Sair da versão mobile