Pesquisa: Setor de apostas cresceu 360% no Brasil entre 2020 e 2022

Casas de apostas dominam os patrocínios no futebol brasileiro em 2023 - Reprodução / Twitter (@Brasileirao)

Em tempos recentes, as empresas de apostas esportivas on-line tornaram-se figuras quase onipresentes no futebol brasileiro, a ponto de se tornar praticamente impossível acompanhar um jogo sem deparar com uma publicidade desse segmento.

Atualmente no centro de denúncias de manipulação no futebol brasileiro, o setor de apostas esportivas tem registrado um crescimento assombroso nos últimos anos.

Um estudo elaborado pela Datahub, plataforma que atua com big data e analytics, mostrou que o segmento de apostas on-line avançou 360% no país nos últimos anos.

Em 2022, o setor somava 239 empresas abertas no Brasil. Esse número é próximo ao obtido pela Máquina do Esporte, em um levantamento realizado que apontou um total de 191 casas explorando a modalidade, com site em português e aceitando apostas de brasileiros com métodos de pagamentos populares por aqui, como Pix e boleto bancário.

Método

O levantamento da Datahub levou em conta a abertura e o fechamento de empresas enquadradas na categoria 9200-3/99 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e compreende “as atividades de sorteio via televisão, telefone, revistas, etc.; as atividades de operação de máquinas de jogos e de apostas operadas por moedas; a operação de jogos de azar e apostas na internet; e a exploração de outros jogos de azar e apostas não especificados anteriormente”.

“Essa atividade apresenta a maior similaridade e concentração de empresas de apostas conhecidas e visíveis no mercado, servindo como um indicativo relevante”, explicou a Datahub, por meio de sua assessoria de imprensa.

Os dados foram coletados a partir da plataforma de inteligência e estudos de mercado da Datahub, que conta com mais de 600 fontes de dados, mais de 56 mil CNPJs e mais de 400 variáveis.

Crescimento

Em 2020, primeiro ano considerado na análise da Datahub, 51 empresas de apostas foram abertas no Brasil. Em 2021, essa quantia saltou para 116, um aumento de 127%.

De lá para 2022, o crescimento foi de 106%, até serem atingidas as 239 empresas constatadas na pesquisa. O avanço, ao longo de todo o período analisado, ficou em 360%.

Nos três primeiros meses deste ano, o levantamento já indica a abertura de 69 empresas, o que supera toda a movimentação ocorrida em 2020.

“A perspectiva é que o mercado de apostas on-line continue a crescer no Brasil nos próximos anos, impulsionado por fatores como a popularidade do esporte no país e o aumento da penetração da internet e dos smartphones”, explicou André Leão, diretor de produtos da Datahub.

Sair da versão mobile