Pesquisa: Pix é o principal meio de pagamento de apostas no Brasil

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O Pix é o meio de pagamento mais aceito pelos sites de apostas no mercado brasileiro, segundo o Estudo GMattos de Pagamentos. De acordo com o Banco Central, o setor movimentou mais de US$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2023. A quantia é mais de oito vezes o valor verificado no mesmo período de 2022. A estimativa é que o segmento atinja US$ 11 bilhões até o final do ano.

A pesquisa, feita em dez das principais casas de apostas do Brasil, mostrou que o Pix foi a modalidade preferida pelas empresas. O segmento de apostas aguarda regulamentação, que deve ser editada por meio de uma medida provisória pelo Governo Federal.

“Como regra geral, essas casas precisam confirmar a liquidez imediata do depósito feito pelo cliente, uma vez que é possível apostar em eventos que se iniciem instantes após a carga de pagamento”, afirmou Gastão Mattos, cofundador e diretor geral da GMattos Consultoria.

“Dessa maneira, o Pix se torna ideal nesse contexto por apresentar alta conversão, alta penetração no público-alvo e se tratar de uma transferência à vista, servindo tanto para o depósito de valores para apostar como para o recebimento de eventuais prêmios ganhos”, completou.

Wallets

A segunda modalidade de pagamento preferida são os wallets, pouco conhecidos no Brasil. O modelo opera com carga de valores, que servem tanto para efetuar um depósito para apostar quanto para receber alguma premiação. Os wallets podem ser operados via Pix, transferência ou cartões.

Em relação às demais modalidades aceitas no segmento, todas apresentam algum tipo de dificuldade. Nos casos de wallets ou cartões de crédito, por exemplo, a baixa conversão e o alto risco de fraude prejudicam tanto quem compra quanto quem vende.

O problema da baixa efetividade nas transações ocorre devido ao câmbio para outra moeda ou, considerando wallets com operação no Brasil, às regras de operação de bancos e bandeiras.

Os boletos, por sua vez, perdem força com a demora de mais de 48 horas para a confirmação do pagamento. Já as transferências bancárias possuem baixa conversão por conta da necessidade de autenticação no ambiente do banco do comprador.

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