Um estudo da Business of Fashion, site especializado na indústria global da moda, revelou que a Puma é a marca mais sustentável do segmento. A empresa esportiva alemã conquistou pontuações líderes em gasto de água, uso de produtos químicos, direitos dos trabalhadores e transparência, além de ter diminuído drasticamente sua pontuação de emissões em comparação com o ano passado. No geral, a Puma obteve 49 de 100 pontos, bem acima da média da indústria, que ficou em 28.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento no Business of Fashion Sustainability Index 2022 e assumimos nossa posição de liderança como um incentivo para dar o próximo passo na nossa jornada de sustentabilidade. Concordamos que ainda há muito a ser feito para alinhar nossa indústria ao Objetivo do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, afirmou Bjørn Gulden, CEO da Puma.
Como parte da sua estratégia de sustentabilidade “Forever Better”, a marca anunciou, no início deste ano, que havia reduzido suas emissões de carbono entre 2017 e 2021 tanto de suas próprias operações (-88%) quanto de sua cadeia de suprimentos (-12%), apesar do aumento das vendas e do crescimento geral alcançado nesse período.
De acordo com a Puma, essa redução foi conquistada comprando 100% de eletricidade renovável por meio de tarifas de eletricidade renovável e certificados de atributos de energia renovável, alterando a frota de carros para motores elétricos, usando materiais mais sustentáveis e implementando melhorias de eficiência em nível de fábrica.
Para ser transparente sobre sua cadeia de suprimentos, a marca publicou sua lista completa de fornecedores das principais coleções e também os fornecedores mais importantes das coleções secundárias.
Em gasto de água e uso de produtos químicos, a empresa alemã realizou testes de resíduos de água com seus fornecedores e mostrou melhora nos padrões desses resíduos, seguindo a diretriz do ZDHC Wastewater Quality, uma iniciativa global para medir os resíduos das indústrias têxteis e de couro.
Por fim, para melhorar os direitos dos trabalhadores em sua cadeia de suprimentos, um tópico com o qual a empresa se comprometeu pela primeira vez em seu Código de Conduta em 1993, a Puma tem trabalhado em conjunto com a Fair Labor Association e o Programa Melhor Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A marca coleta e publica dados salariais e outros indicadores de desempenho social em cada relatório anual.