Rio de Janeiro e Niterói apresentam ao COB candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031

Representantes de Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ) entregam carta de postulação conjunta para serem cidades-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 - Rafael Bello / COB

As cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Niterói (RJ) entregaram, nesta terça-feira (3), ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), um documento que formaliza o interesse de ambas em organizarem de forma conjunta os Jogos Pan-Americanos de 2031.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, estiveram presentes no centro de treinamento do COB, e oficializaram para o presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira, a intenção em receber o evento multiesportivo. 

Prestigiaram o evento atletas do Time Rio, como as medalhistas olímpicas Barbara Seixas, do vôlei de praia, e Flávia Saraiva e Jade Barbosa, da ginástica artística, além da vice-prefeita eleita de Niterói, a medalhista olímpica na vela, Isabel Swan.

Rivalidade

Além de Rio de Janeiro e Niterói, a cidade de São Paulo (SP) também demonstrou interesse em realizar os Jogos Pan-Americanos de 2031. As duas propostas serão enviadas para análise do Conselho de Administração do COB, que as encaminhará para a Assembleia da entidade.

Assim como o Rio de Janeiro, a capital paulista também já foi sede dos Jogos Pan-Americanos. São Paulo recebeu o evento em 1963, enquanto a Cidade Maravilhosa sediou em 2007.

A decisão da cidade brasileira concorrente ao Pan de 2031 será tomada pela Assembleia Geral do COB depois da segunda quinzena de janeiro. As cidades candidatas apresentarão suas propostas, e caberá ao colegiado do COB definir a representante brasileira para a Panam Sports, entidade principal do esporte nas Américas. 

“Rio de Janeiro e Niterói são cidades esportivas, celeiros de grandes atletas, assim como é São Paulo. Agora cabe à Assembleia do COB definir o melhor projeto entre as duas candidaturas em um processo natural e protocolar o que deve ser feito. Com a concorrência entre duas propostas, nós acreditamos na possibilidade de uma candidatura muito forte do Brasil”, disse Paulo Wanderley.

“O Rio já fez os Jogos Olímpicos em 2016, então somos capazes de qualquer coisa. Hoje, há uma compreensão maior dos benefícios de sediar um evento de grande porte e já demonstramos a nossa capacidade de realização”, comentou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Formalidades

Segundo o cronograma estabelecido pela Panam Sports, o COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para oficializar a candidatura brasileira à entidade continental.

Junto a este documento, deverão ser encaminhadas cartas assinadas pelos representantes dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) se comprometendo a cumprir todos os requisitos e oferecendo as garantias necessárias para a realização da competição. Cada país pode apresentar apenas uma candidatura. 

Após o recebimento da documentação, a Panam Sports comunicará às cidades postulantes os próximos passos do processo eleitoral. A escolha da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 ocorrerá na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização dos Jogos Pan-Americanos Juniores, que serão realizados em agosto de 2025, em Assunção, no Paraguai.  

Sair da versão mobile