Strava aproveita retorno do Tour de France Feminino e lança campanha por igualdade

O Strava, plataforma esportiva, lançou nesta semana a sua campanha “Strive for More”, iniciativa para promover a inclusão feminina nos esportes. O lançamento ocorreu dias antes do início do Tour de France Feminino, do qual a empresa é parceira oficial, e terá eventos em São Paulo.

Para esse novo movimento, o Strava convocou atletas, fãs e organizações em busca de mais oportunidades e equidade nos esportes femininos em um momento em que as profissionais estão lutando para se manter nas competições.

Desigualdade no esporte

Muitas mulheres que competem em nível profissional possuem um outro emprego. De acordo com dados da The Cyclists Alliance’s 2022 Rider Survey, 65% das ciclistas da equipe continental têm um segundo emprego, contra apenas 25% dos ciclistas do World Tour Riders.

No último domingo (24), quando houve a largada do Tour de France Feminino, em Paris, três eventos simultâneos, liderados por mulheres e clubes de ciclismo, aconteceram em São Paulo. Fuga, Lulu5, Polegatch Ride e a triatleta e influenciadora Luciana Haddad comandaram os pedais, seguidos por momentos de confraternização assistindo à etapa feminina do Tour de France.

“Essa é uma oportunidade para mostrarmos a força das mulheres no esporte profissional e pressionarmos por mais inclusão e oportunidades. A iniciativa ‘Strive for More’ terá um impacto direto na carreira das atletas, com o objetivo final de criar mudanças a longo prazo que terão impactos além da prova deste ano”, afirmou Rosana Fortes, gerente sênior do Strava no Brasil.

Campanha aproveita o retorno do Tour de France Feminino para defender igualdade de oportunidade no esporte – Divulgação

Volta da Volta da França

No ano que marca o retorno do Tour de France Feminino após uma ausência de 33 anos, o Strava assumiu o compromisso de desenvolver e apoiar as operações da The Cyclists Alliance (TCA), fundação global que fornece apoio às ciclistas profissionais durante e após suas carreiras.

“Esse apoio nos ajuda a amplificar a voz das atletas para coletivamente elevar os padrões para todas as mulheres no ciclismo”, disse Iris Slappendel, diretora executiva da TCA.

“Essa é uma oportunidade para mostrarmos a força das mulheres no esporte profissional e pressionarmos por mais inclusão e oportunidades”

Rosana Fortes, gerente sênior do Strava no Brasil

“Temos a oportunidade de revolucionar a representação que oferecemos e dar a chance de tornar os sonhos dos nossos membros uma realidade. Essas parcerias permitem que a TCA continue a defender um ambiente de trabalho seguro, com direitos iguais, oportunidades e remuneração, e como o único sindicato independente que representa mais de 220 ciclistas”, completou.

O Strava também se uniu às ciclistas Marianne Martin, primeira americana a vencer o Tour de France Feminino, e também a Ayesha McGowan, Lizzie Deignan e Anna van der Bergen, para mostrar o apoio da marca às mulheres profissionais em todos os esportes com o manifesto da campanha “Strive for More”.

Cada assinatura do documento mostra às atletas a importância de seu lugar na competição profissional e criará uma oportunidade para que as pessoas se mantenham ligadas a formas de se unir ao Strava para causar impacto.

Sair da versão mobile