A NWB, especializada na produção de conteúdo baseado em dados para rede de canais digitais e agência de talentos para “influencers de esportes”, ampliará sua estratégia com a Meta, dona do Facebook e do Instagram.
O objetivo é agregar a experiência e as boas práticas da Teia NWB, conjunto de talentos da NWB, na produção de conteúdo em massa para levar mais conteúdo em formato de vídeos curtos para os fãs dos sete canais proprietários (como Desimpedidos, Camisa 21 e Passa a Bola) e mais de 160 afiliados no Facebook Reels.
Além disso, a produção de conteúdo original buscará trazer mais oportunidades para os talentos da Teia, que se beneficiarão da novidade, alcançando novas audiências por meio da plataforma.
“A Teia de criadores da NWB vira uma solução importante para o criador e para a plataforma. De um lado, ensinamos a eles a melhor forma de produção de conteúdo naquele território novo, além de gerarmos uma nova linha de receita. De outro, protegemos o parceiro para que suas regras sejam respeitadas. Esse tipo de projeto nos acrescenta muito, porque nos permite criar novas audiências, que é o grande ativo de toda a NWB”, explicou Sergio Gandolphi, head de talentos e afiliação de canais da NWB.
Vale lembrar que essa unidade de negócio nasceu em 2020, em um movimento para trabalhar em parceria com o criador de conteúdo em busca de maior excelência na entrega, a partir da compra pelo Grupo SBF (que atualmente também controla a Centauro, a Fisia (distribuidora da Nike no Brasil), a OneFan, a X3M e a FitDance).
Os serviços da Teia são voltados para ajudar o criador de conteúdo a crescer, ser mais relevante e alcançar melhores resultados, tanto por meio de conhecimento técnico sobre as plataformas e ferramentas quanto de oportunidades de negócio que vão desde estratégias comerciais até agenciamento e gerenciamento de comunidades.
Atualmente, é formada por 550 nomes que compõem o CT NWB (Centro de Treinamento NWB), um programa de criadores com plano de carreira e aceleração de criadores. Desde o início até agora, houve um crescimento de 350% no número de criadores cadastrados, e a expectativa é crescer mais 68% até o fim de 2022, chegando a 800 no total.
A parceria com a Meta é da mesma época. Em 2020, o Desimpedidos entrou para o mundo dos streamings com exclusividade no Facebook Gaming como um espaço não apenas para os integrantes do canal jogarem videogame com plateia, mas também para o bate-papo com os fãs de futebol, seja ele consumidor primário de games ou não. Outros parceiros da NWB, como Vosso Canal, Futirinhas e Banheiristas, também aderiram ao modelo.
Depois, o Facebook Watch também abrigou duas temporadas de uma série original que contou com a presença de Fred e Chico Pedrotti, entre outros reforços, e somou mais de 82,7 milhões de visualizações nos vídeos publicados na página do Desimpedidos no Facebook.
Já em 2021, os canais Desimpedidos e Passa a Bola, originais da NWB, se uniram à parceria de conteúdo entre Facebook e a Conmebol para uma cobertura exclusiva da decisão feminina da Libertadores, campeonato que, pela primeira vez, teve a temporada completa transmitida via Facebook Watch.
O acordo foi renovado em 2022, dessa vez para a transmissão de duelos da Libertadores Masculina, envolvendo Atlético-MG e Corinthians na página do Desimpedidos na plataforma, que contava à época com mais de 5 milhões de seguidores.