Vendas da Puma caem nas Américas e afetam lucro líquido da empresa

Puma registra aumento de 11% nas vendas do segundo trimestre

Marca alemã divulgou o balanço financeiro entre janeiro e setembro deste ano - Divulgação / Máquina do Esporte

A fornecedora de artigos esportivos Puma divulgou, nesta semana, o balanço financeiro relativo ao segundo trimestre de 2023. A empresa atravessa um momento complicado no mercado das Américas, situação que impacta negativamente alguns de seus resultados gerais.

A margem de lucro bruto da Puma caiu para 44,8% no período analisado, enquanto suas despesas operacionais subiram 6,6%, atingindo € 843,4 milhões.

Já o resultado operacional, que equivale ao lucro antes de juros e impostos, sofreu uma queda de 21,2%, passando de € 126,9 milhões, no segundo trimestre do ano passado, para € 115,3 milhões no mesmo período deste ano.

O lucro líquido também foi afetado, com redução de 34,5% na comparação entre os dois períodos, fechando em € 55 milhões no segundo trimestre de 2023.

Américas

As vendas da empresa alemã no segundo trimestre fiscal de 2023 totalizaram € 2,12 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões, na cotação atual). Isso equivale a um aumento de 11% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O melhor desempenho da empresa foi na macrorregião da Europa, Oriente Médio e África (Emea), que registrou um crescimento de vendas de 25% em relação ao ano anterior, com um total de € 846 milhões no período.

Esse movimento foi prejudicado, porém, pelo mau desempenho da marca nas Américas, que possuem maior peso relativo no volume total comercializado. Nesse mercado, as vendas da Puma tiveram uma queda de 4,4%, totalizando € 861,5 milhões.

Já as vendas na região da Ásia e do Pacífico cresceram 24,4%, alcançando € 413,3 milhões.

Vendas diretas ao consumidor

Nas vendas diretas ao consumidor, a Puma obteve um crescimento de 26,5%, na comparação entre os segundos trimestres de cada ano. No atacado, a fornecedora também registrou alta, porém em escala menor, de apenas 6,9%.

Os calçados tiveram um aumento de 18,2% nas vendas, enquanto vestuário e acessórios cresceram 4,2% e 3,3%, respectivamente.

Uma das cartas na manga da Puma para o segundo semestre de 2023 é o relançamento da colaboração com a marca Fenty, da cantora Rihanna, que ocorrerá em setembro. 

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