A World Athletics (WA), entidade que comanda o atletismo no mundo, lançou, nesta quarta-feira (1º), a campanha “Every Breath Counts” (”Cada Respiração Conta”, em tradução livre), no Global Running Day (Dia Mundial do Corredor), pedindo às pessoas de todo o mundo que assinem a Declaração pelo Ar Limpo.
O objetivo é buscar que autoridades e entidades do mundo todo, por meio de atletas e corredores amadores, atuem por melhorias na qualidade do ar e comunidades mais saudáveis. Um estudo global revela que 75% das pessoas querem ver metas e monitoramento mais fortes para reduzir a poluição do ar. Por isso, a WA decidiu dar uma abordagem mundial à campanha, para que o atletismo se engaje com organizações, governos, comunidades e parceiros.
”O atletismo sempre foi sobre se esforçar para alcançar o seu melhor, o mesmo foco da campanha. Como corredor, quero garantir que as gerações futuras possam experimentar a mesma liberdade e alegria que senti ao longo da minha vida. Agora, temos uma oportunidade de ouro de nos unirmos para pedir a mudança que precisamos ver no mundo. Junte-se à corrida pelo ar limpo antes que seja tarde demais”, afirmou Sebastian Coe, medalhista olímpico e atual presidente da WA.
Temos uma oportunidade de ouro de nos unirmos para pedir a mudança que precisamos ver no mundo. Junte-se à corrida pelo ar limpo antes que seja tarde demais.
A entidade solicitou às federações nacionais filiadas, como a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), para que convidem as pessoas de seus países para assinar a declaração pelo ar puro. Para aderir ao movimento, basta acessar o site oficial da campanha.
Para quem quiser compartilhar a ideia nas redes sociais, a WA divulgou as hashtags #EveryBreath e #CadaRespiro. A campanha também foi replicada nas redes sociais da entidade que comanda o atletismo mundial (Facebook, Instagram e Twitter).
Declaração para o ar limpo
Leia a seguir, na íntegra, a Declaração pelo Ar Limpo divulgada pela WA:
A poluição do ar é uma ameaça oculta que polui os pulmões da população global. 99% das pessoas em todo o mundo respiram ar poluído, o que excede os limites da diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso resulta em cerca de 7 milhões de mortes por ano devido à exposição à poluição do ar ambiente (exterior) e exposição à fumaça de fogões e combustíveis sujos. Só vai piorar.
A qualidade do ar está intimamente ligada ao clima e aos ecossistemas da Terra. Muitos dos causadores da poluição do ar (ou seja, combustão de combustíveis fósseis) também são fontes de emissões de gases de efeito estufa. Políticas para reduzir a poluição do ar, portanto, podem trazer benefícios tanto para o clima quanto para a saúde.
Apelamos aos governos locais e nacionais para que concordem urgentemente em estabelecer metas mais rigorosas, de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, que aumente o monitoramento para rastrear os níveis de poluição e avaliar o sucesso da mitigação dos métodos.
Cada Respiração Conta na corrida por ar puro. Esta é a única corrida que não podemos perder.
Assine a Declaração para o Ar Limpo hoje.