WSL celebra ações de sustentabilidade no Circuito Banco do Brasil de Surfe

A World Surf League (WSL) tem demonstrado muita preocupação com a questão da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente nos últimos anos. As iniciativas voltadas para o tema se intensificaram ainda mais nas etapas da temporada 2022 do Circuito Banco do Brasil de Surfe do Qualifying Series e, com duas das três etapas já realizadas, a liga revelou os resultados obtidos.  

De acordo com a WSL, uma série de iniciativas de sustentabilidade e preservação, educação ambiental, gerenciamento de resíduos e compensação de carbono resultaram na neutralização de emissões de 15.274 kg de CO2 e de gases de efeito estufa. Até o momento, foram coletados seletivamente e realizadas as gestões de resíduos de mais de 247.650 kg nas duas praias visitadas.

Desse total, 5.419 kg de CO2 se referem à etapa de abertura, realizada na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), de 21 a 24 de abril, e 9.855 kg de CO2 da Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), de 12 a 15 de maio. Na terceira e última etapa, mais ações e atividades estão programadas para a Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), de 25 a 28 de agosto.

Em Garopaba e Salvador foram instalados pontos de coleta, com residuários devidamente sinalizados e monitoramento de equipes. Houve constantes limpezas na faixa de areia, com orientações sendo transmitidas ao público, que ganhou sacolas compostáveis para acondicionamento dos resíduos. Todos os resíduos gerados durante as etapas foram separados em Rejeito / Recicláveis / Compostáveis, seguindo as melhores práticas do conceito Lixo Zero, com tudo sendo destinado de forma adequada para cooperativas locais de reciclagem.

Paralelamente, em parceria com instituições da cidade-sede do evento, houve plantios de mudas da vegetação nativa local. Em Garopaba, em parceria com Gaia Village, projeto ambiental com foco em sustentabilidade, que se desenvolve a partir de área primitiva, a iniciativa foi realizada junto às crianças, com a participação do Projeto Ser Humano Surf.

Já em Stella Maris, em parceria com a Universidade Livre das Dunas (Unidunas), reserva mundial da biosfera pela Unesco, ocorreu o plantio de 50 mudas na restinga na praia, junto da Associação de Surf e Ecologia de Stella Maris, com as crianças e voluntários do Banco do Brasil e da Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos (ASESM), além do plantio de mais 450 mudas no Parque das Dunas para enriquecimento ambiental.

Por todas essas ações de gestão de resíduos e socioambientais, a WSL recebeu certificados e selos de neutralização das emissões de gases de efeito estufa nas duas etapas realizadas por parte da empresa Neutralize Carbono.

“Todos os esforços foram despendidos para a realização de ações que tiveram repercussões bem positivas nas etapas em Garopaba e Salvador. O mesmo acontecerá na etapa final, em Ubatuba. Esse é um compromisso que a WSL tem com o meio ambiente no Brasil e no mundo. A sustentabilidade está entre os nossos atributos mais fortes, ao lado do lifestyle saudável”, disse Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.

Sair da versão mobile