WSL comemora sucesso da etapa brasileira do Mundial de Surfe

O Oi Rio Pro apresentado por Corona, etapa brasileira do Mundial de Surfe, realizado pela World Surf League (WSL), teve média de público de mais de 40 mil pessoas por dia. Disputado entre 23 e 30 de junho, na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), a competição foi vencida pelo brasileiro Filipe Toledo e a americana Carissa Moore.

A estrutura da etapa brasileira contou com área construída de 3.200m2, que levou cerca de 50 dias para ser montada, em um trabalho que envolveu mais de 500 pessoas.

Maior estrutura e maior evento do Championship Tour (CT) do mundo, o espaço instalado na praia deverá ser adotado, segundo os organizadores, como base para outras etapas do circuito internacional.

Modelo inédito

Uma das novidades foi a passarela que dava acesso ao mar para os atletas, equipada com painéis de led, e que também serviu para a apresentação ao público dos atletas classificados para as finais, antes deles entrarem em suas últimas baterias.

Outra novidade foi a Red Bull Athlete Zone, uma casa de vidro para os atletas que, por ser transparente, proporcionou interatividade com o público. No local, os surfistas fizeram seus exercícios de aquecimento e preparação antes de entrarem na água. Além disso, também foi o local para relaxarem nos primeiros momentos pós-baterias.

Vila de Patrocinadores

Já a Vila de Patrocinadores, área em que as 22 marcas que se associaram à etapa realizaram suas ativações para agitar e entreter quem foi prestigiar o evento, fez muito sucesso com os torcedores.

“Mais uma vez, ficamos muito felizes por fazermos parte do Oi Rio Pro. Além de patrocinarmos a etapa brasileira do circuito mundial, conectamos, com a Oi Fibra, um público de milhares de pessoas que pôde compartilhar sua vibração com o mundo”, disse Lívia Marquez, diretora de marca da Oi.

O Oi Rio Pro apresentado por Corona teve patrocínios de Oi, Corona, Havaianas, Oakley, Hydro Flask, Expedia, Banco do Brasil, BB Asset Management, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema, Enel, TikTok, 51 Ice, Localiza, Oakberry, Australian Gold, PuraVida, NewOn, Unicesumar, BFGoodrich e EY. Todos realizaram as mais diversas ações voltadas ao público.

“Foi uma grande satisfação participar de mais essa etapa, a maior do mundo até o momento. E o melhor de tudo, em casa, no Brasil. A Corona já tem uma relação de longa data com o esporte e o surfe”

João Pedro Zattar, head de marketing da Corona

“Foi uma grande satisfação participar de mais essa etapa, a maior do mundo até o momento. E o melhor de tudo, em casa, no Brasil. Como uma cerveja nascida na praia, a Corona convida as pessoas a se conectarem com a natureza e já tem uma relação de longa data com o esporte e o surfe”, afirmou João Pedro Zattar, head de marketing da Corona.

“A edição deste ano foi ainda mais especial, porque além de levar o estilo de vida da Corona para o público, usamos nossa participação no evento para falar sobre a preservação dos oceanos e a luta contra a poluição plástica. Afinal de contas, sabemos que, para ter ondas perfeitas no Brasil e no mundo, precisamos preservar o nosso planeta”, acrescentou o executivo.

Os fãs do surfe puderam ainda adquirir produtos oficiais na loja WSL Store, gerida pela Lojas de Produtos Oficiais (LPO), vendendo apenas produtos da WSL. A camiseta com o pôster do evento, com arte de Alan Berry, foi o item com maior saída. Segundo os organizadores, a loja teve recorde de vendas.

Camarote vip

Na estrutura montada na praia, outra novidade que deve ser repetida em outros locais foi o 51 Ice Lounge, área exclusiva de hospitalidade para convidados da WSL e de patrocinadores ao lado da Casa de Vidro dos atletas, com diversas vantagens e serviços.

“Não há palavras suficientes para descrever o evento, uma vez que tudo foi espetacular: organização, público, ondas, clima, performance brasileira e, sem dúvida, a megaestrutura implementada. Tudo funcionou perfeitamente”, destacou José Aidar Neto, CEO da Cia Müller de Bebidas, fabricante da 51 Ice.

Confortável, o espaço de 500m², com capacidade para 300 pessoas por dia, ofereceu entretenimento e emoção. Incluiu serviço de catering premium, open bar, com grande variedade de produtos Ready to Drink (RTD) da 51 Ice e drinks com Cachaça 51, em local com posição privilegiada junto ao pódio para ver a cerimônia de premiação. O espaço ainda permitiu a possibilidade de fotos com os troféus dos campeões e deu direito a uma fila preferencial para sessão de autógrafos.

“Para nós, da 51 Ice, estar presente, da maneira robusta como estivemos, em um evento tão grandioso assim, foi desafiador. A vinculação da marca foi agressiva, otimizada ao máximo com várias ativações acontecendo, principalmente como protagonista através do 51 Ice Lounge, um espaço fantástico e diferenciado que se destacou no meio desta estrutura enorme”, contou Aidar Neto.  

“Não há palavras para descrever o evento. Tudo foi espetacular: organização, público, ondas, clima, performance brasileira e a megaestrutura implementada. Tudo funcionou perfeitamente”

José Aidar Neto, CEO da Cia Müller de Bebidas, fabricante da 51 Ice

O espaço contou ainda com uma visão privilegiada da competição, com um palanque acima da areia, mas também um local exclusivo para quem desejou assistir às baterias na areia.

Nas paredes, foram instaladas telas de Smart TV que permitiram aos convidados acompanhar de perto as manobras dos atletas e desafios nas ondas, assim como as notas dos juízes em cada bateria. O sucesso foi tamanho que, mesmo nos dias off, em que as condições do mar não permitiram a realização de baterias, o 51 Ice Lounge esteve cheio de convidados.

“Vimos que nossa marca foi extremamente bem-vinda e bem recebida pelo público em geral. No final, é isso que queremos. Logo, a percepção inicial é que funcionou muito bem, e estamos na direção certa, consolidando nossa parceria com a WSL”, disse o executivo.

Beach Gourmet

Outra atração com potencial de ser replicada mundo afora foi o Beach Gourmet. O espaço contou com restaurantes representando a culinária de países onde são realizadas etapas do CT: Austrália, Portugal, Estados Unidos, Indonésia e Taiti.

O espaço ficou sob responsabilidade da produtora de eventos Yellow Stripe, em parceria com a 7 Gastronomia, do chef Alex Atala, e a Sapore, maior empresa de alimentação coletiva do Brasil.

Oi Rio Pro apresentado por Corona teve média de público de mais de 40 mil pessoas por dia – Thiago Diz / Divulgação

Atletas aprovam

Alguns atletas que disputaram a etapa Oi Rio Pro apresentado por Corona comentaram a estrutura montada pela WSL para o evento, a maior do mundo no Championship Tour até o momento. Para Caio Ibelli, o Brasil inovou na organização e estrutura de uma etapa do CT.

“Com certeza foi a maior e melhor estrutura que nós já tivemos no ano e talvez até na história do surfe mundial. A passarela para os atletas, em um túnel com led, foi um patamar diferenciado, e competir em casa, com toda essa estrutura, foi incrível”, afirmou o atleta.

Campeão olímpico em 2021 e mundial da WSL em 2019, Ítalo Ferreira compartilhou uma opinião semelhante.

“Tudo foi incrível. Beneficiou não apenas os atletas, com espaços exclusivos, confortáveis e seguros para ficarem antes e depois das baterias, mas também os fãs do surfe, que ficam na praia o dia inteiro para acompanhar o esporte”

Ítalo Ferreira, campeão olímpico e mundial

“Tudo foi incrível. Beneficiou não apenas os atletas, com espaços exclusivos, confortáveis e seguros para ficarem antes e depois das baterias, mas também os fãs do surfe, que ficam na praia o dia inteiro para acompanhar o esporte”, afirmou o surfista.

“A estrutura gigante impressionou a todos e mostra que o surfe está caminhando para um nível ainda mais elevado na realização das suas competições”, acrescentou a também brasileira Tatiana Weston-Webb.

A americana Carissa Moore, que se sagrou campeã do surfe feminino na etapa do CT em Saquarema, concordou.

“Acho que é não apenas a maior estrutura que já tivemos no surfe, mas também a mais ‘high-tech’. Tudo realmente maravilhoso”, elogiou.

Saquarema lotada

Segundo a Prefeitura Municipal de Saquarema, a cidade foi bastante beneficiada com a 8ª etapa do CT. Entre os impactos positivos ao município, está o registro de que a rede hoteleira e de pousadas da cidade teve 100% de ocupação no período do evento.

“A WSL empenhou todos os esforços para fazer o maior evento que o surfe já teve no Brasil, e a etapa Oi Rio Pro apresentado por Corona acabou se tornando a maior desta temporada do Championship Tour, pelo menos até o momento”, celebrou Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.

“Tivemos um público incrível na Praia de Itaúna, em Saquarema, maciça cobertura para a mídia, nas mais diferentes plataformas, e um recorde de patrocinadores. Foi, com certeza, um dos maiores eventos da história do surfe no mundo”, finalizou o executivo.

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